Postado em 30 de Setembro de 2022 às 17h22

Como reduzir inadimplência é tema de palestra na ACIC Chapecó

Cuidados desde o cadastro de clientes até o momento da cobrança foram abordados pelo gestor comercial da Central de Cartórios de Santa Catarina, Sérgio Acy Kollet


 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
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Como reduzir o risco de inadimplência e como cobrar dívidas. Esse foi o tema abordado em palestra nesta semana, na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O empresário, contador, administrador, especialista em bancos de dados e sistemas de análise de crédito e gestor comercial da Central de Cartórios de Santa Catarina, Sérgio Acy Kollet, explanou sobre os cuidados necessários na hora de cobrar uma dívida, quais os documentos que podem ser protestados e o tempo de validade de cada um deles.
De acordo com Kollet, a atenção deve iniciar na hora de fazer o cadastro de empresa ou de pessoa física. “É importante buscar o máximo de informação”, frisou. Nos casos de inadimplência, o principal é ter respeito com o devedor, seja pessoa física ou jurídica. “É preciso entender o tempo dele, isso torna a cobrança mais fácil. Caso o devedor seja desrespeitado ou seja cobrado grosseiramente, a tendência é que ele não pague ou que, se pagar, não compre mais da empresa, ou seja, o jeito de cobrar faz com que as pessoas continuem consumindo e sendo clientes”, expôs.
Kollet também falou sobre o convênio Protesto Expresso. Trata-se de uma ferramenta para a recuperação de dívidas, pela qual o empresário pode enviar os títulos a protesto e as custas ficam por conta do devedor. Tudo é feito online, de maneira rápida, prática e eficiente. “É fácil fazer um protesto em todo o Brasil, com custo reduzido e com a grande diferença de ter os cartórios que fazem a intimação presencial nas residências e endereços empresariais. Caso o devedor não pague, será incluído no Serasa, Boa Vista e SPC Brasil pelos cartórios e, dos cartórios, a dívida não sai mais”, realçou.
A ACIC disponibiliza o Protesto Expresso para os associados. O executivo de contas da entidade, Juliano Fideles, explicou que a solução substitui o modelo tradicional de protesto de título comercial em cartório. “A ferramenta se destaca pelo baixo custo de inserção de títulos para cobrança via tabelionatos de protesto, de forma online e capaz de se integrar com o sistema de gestão da empresa”, acrescentou.
Mais informações pelo e-mail servicos@acichapeco.com.br ou pelos telefones (49) 3321-2800 e (49) 9 8422-3499, com Juliano.

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