Postado em 08 de Novembro de 2019 às 17h09

Como melhorar os resultados empresariais

Palestra na ACIC Chapecó orientou profissionais e empreendedores

Em junho deste ano 63,4 milhões de consumidores estavam inadimplentes, conforme dados do Serasa Experian. No mesmo período do ano passado eram 61,8 milhões. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (08) durante a palestra “Como melhorar os resultados da sua empresa através da cobrança efetiva”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
            A faixa etária mais endividada é a de 41 a 50 anos: são 12,6 milhões de pessoas (19,9% do total), seguida pelos consumidores com mais de 60 anos, 9,6 milhões (15,1%); 51 a 60 anos, 8,9 milhões (14%) e 18 a 25 anos, 8,6 milhões de pessoas (13,5%). De acordo com o consultor da Work Result Assessoria, Lauri Pinheiro, dados como esses são importantes para planejar uma política de concessão de crédito nas empresas. “Existem diversas pesquisas, inclusive por setor, que podem contribuir de maneira fundamental para os gestores”, ressaltou.
            Pinheiro também destacou a necessidade de fazer as análises de crédito. Para isso, o primeiro passo é definir e aplicar políticas de concessão. Nesse processo, é preciso conhecer o cliente, informatizar as análises e criar uma cultura de análise de crédito. “As empresas conhecem os clientes, se não tem todo o sistema informatizado, pelo menos parte dele, mas a cultura de análise de crédito é difícil de ser encontrado nas organizações. Não existe uma receita pronta, tem que avaliar cada caso individualmente”, frisou o palestrante, acrescentando que também é importante ter definido o procedimento que a empresa terá em casos de atrasos de pagamentos.
            O objetivo da palestra foi apresentar maneiras como potencializar os resultados usando mecanismos administrativos e conhecendo o caminho judicial da cobrança de débitos. O assessor jurídico da ACIC, Jonas Piccoli, enfatizou que o trabalho de prevenção à inadimplência é fundamental. “O empreendedor deve se organizar de forma a estar preparado para agir e para saber o que fazer diante das situações que envolvem cobrança e resgate de dívidas”.
            As dúvidas sobre o assunto estão presentes no dia a dia das organizações e buscar informações é o melhor caminho para não cometer equívocos. “Cada vez existem mais ações judiciais para cobrança e também ações decorrentes de situações em que a cobrança foi feita de maneira equivocada, gerando violação as leis que garantem direitos aos consumidores e que podem gerar mais prejuízo para as empresas. A cobrança efetiva deve ter como premissa não só a recuperação do valor, mas também evitar outros problemas”, reforçou Piccoli.
            A ACIC disponibiliza aos associados ferramentas que contribuem para a tomada de decisões e para a gestão dos negócios. “Percebemos, nas visitas às empresas, que ainda existem muitas dúvidas. Por isso resolvemos promover a palestra. Também temos nossa equipe à disposição para apresentar nossas soluções e esclarecer possíveis dúvidas”, comentou a executiva de contas da entidade, Fernanda Montagna.

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