Postado em 17 de Setembro de 2024 às 09h31

Como alinhar vitrine e marketing digital para fortalecer a identidade da marca?

Curso “Vitrinismo e Marketing Digital para Lojistas” foi promovido pela CDL Chapecó na última semana. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)

 
Compreender o impacto da comunicação harmônica entre a vitrine física e a digital para que as empresas consigam transmitir seu propósito de forma clara e eficaz, diferenciando-se no mercado. Esse foi o principal objetivo do treinamento “Vitrinismo e Marketing Digital para Lojistas”, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) na última quarta e quinta-feira (11 e 12).
A instrutora Cris Piuga, publicitária e especialista em Moda, iniciou a capacitação deixando claro que simplesmente vender produtos já não é mais suficiente para se diferenciar no mercado. “É importante que os lojistas tenham em mente a necessidade de planejamento, posicionamento de marca e desenvolvimento de campanhas que conectem o merchandising físico e digital. Isso resulta em uma comunicação unificada e coerente”.
Para isso, Cris destacou que um dos pontos centrais é compreender o propósito de sua marca para criar uma conexão emocional e real com o cliente. Esse processo envolve entender o que a empresa representa e o poder de impacto na vida dos consumidores para além da transação comercial. Segundo a instrutora, quando o propósito da marca está claro, ela se diferencia no mercado e cria uma identidade única que reflete os valores e desejos do público-alvo.
Estratégias para criar campanhas unificadas também foram abordadas na capacitação. “É importante trabalhar a composição visual e o plano de vendas sempre de forma coordenada. Uma das estratégias utilizadas é a antecipação, que cria expectativa e desejo no cliente, conduzindo-o para um ‘funil’. Esse funil pode ser uma live, um evento de lançamento, uma abertura de vitrine ou um novo vídeo nas redes sociais. É o dia onde tudo converge para atrair e envolver o cliente, gerando desejo e impulsionando a compra”, explicou Cris.
EQUIPE APLICA TÉCNICAS DO TREINAMENTO
Empolgada com os conteúdos trabalhados no treinamento, equipe da Samarga Fran Modas, loja de confecções, convidou a instrutora para demonstrar as técnicas na prática na vitrine da empresa.
O sócio-administrador Marcus Borges ressaltou que o feedback da equipe foi muito positivo sobre a capacitação e o momento de troca de experiências. “Absorvemos muitas informações que são úteis no nosso dia a dia, além de aprender mais sobre ferramentas que são tendência hoje no mercado. É muito positiva essa iniciativa da CDL Chapecó de trazer profissionais que proporcionem conhecimento e agreguem no nosso negócio”.
Para o empreendedor, um dos pontos principais trabalhados no treinamento foi a importância de posicionar a marca de maneira clara, transmitindo a mensagem desejada aos clientes e reforçando os valores que representam a empresa. “A troca de conhecimentos também foi muito proveitosa para entendermos como organizar a loja física e nosso visual merchandising, nossa vitrine, com o próprio marketing digital, para a loja estar alinhada com as publicações no nosso feed e stories do Instagram”, avaliou Borges. 

A instrutora Cris Piuga apresentou sobre o impacto da comunicação harmônica entre a vitrine física e a digital. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)

Capacitação reuniu lojistas de diferentes segmentos. (Foto: CDL Chapecó)

Veja também

Programa Agro Fraterno entrega cestas básicas em Painel20/10/21    O Sistema FAESC/SENAR-SC e as entidades e organizações que fazem parte do Fórum Permanente do Agro Catarinense fizeram a entrega de mais uma etapa do Programa Agro Fraterno. Na última semana, produtores e trabalhadores rurais do município de Painel, no planalto serrano, receberam as cestas básicas que fazem parte do movimento. Durante o evento, o......
Ovinocultura pagará menos imposto em SC01/08/24 Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, celebra conquista para a ovinocultura catarinense. ...

Voltar para (Blog)