Neste sábado, dia 25: entidades promovem ação de sensibilização ambiental e passeio ciclístico
Durante a manhã, ocorrerá mutirão de limpeza nas bacias dos Lajeados Tigre e Retiro; à tarde, haverá pedal e cicloturismo
Entidades de Chapecó se reúnem nestesábado (25), a partir das 8 horas, para uma ação de sensibilização ambiental por meio de limpeza das bacias dos Lajeados Tigre e Retiro, importantes mananciais de água entre Guatambu e Chapecó, onde a água é utilizada para diversos fins. Mais de 200 voluntários farão recolhimento dos resíduos sólidos em pontos pré-determinados nas duas bacias hidrográficas dentro dos limites dos municípios de Guatambu e Chapecó. O objetivo da ação é a sensibilização dos moradores para a separação e o descarte correto dos resíduos.
As atividades são organizadas pelo Grupo de Trabalho 3 do Proágua – grupo criado por entidades e voluntários para discutir e propor ações para a preservação da água – e envolverão o poder público, a iniciativa privada, a sociedade civil e a comunidade em geral. “Todos atuarão de maneira voluntária em prol de uma mesma causa, que é a conservação dos Lajeados Tigre e Retiro”, frisa o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e coordenador do GT3 do Proágua, Lenoir Broch.
Broch explica que foram identificados 21 pontos no entorno dos Lajeados. Em cada um deles, haverá um grupo de voluntários para o mutirão de limpeza. “Os resíduos serão coletados nesses trechos e caminhões de coleta os recolherão no final da ação. Os materiais serão tipificados e pesados para conhecermos que tipos de resíduos estão sendo dispostos inadequadamente na área e a quantidade coletada. Após, será dado o destino final adequado para cada material”, explica.
PASSEIO DE BIKE
Durante a tarde, também haverá uma programação especial, com um pedal e um roteiro de cicloturismo que passará por locais relevantes para a sensibilização ambiental, incluindo trechos na Floresta Nacional de Chapecó (Flona). Mais de 120 pessoas já estão inscritas.
O pedal será de 14 km, das 14h às 16 horas. A saída é da SC-283, em frente à Polícia Militar, no bairro Efapi, passando pela obra do contorno viário, Fazenda Zandavalli e encerra na sede da Flona.
O roteiro de cicloturismo será das 16h às 18 horas, com percurso de 17 km, com saída da sede da Flona, passando por duas trilhas na Flona, pelo lago da hidrelétrica em Guatambu até a cachoeira do Rio Tigre.
FIESC apresenta ações para qualificação de trabalhadores em Xanxerê10/Fev/202110/02/21há 4 anos Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 202110/02/2021Promover ações de curto, médio e longo prazo que oportunizem a formação de trabalhadores da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) para suprir as necessidades de mão de......
Risco de AVC aumenta ao longo da vida25/Out/201925/10/19há 5 anos Sexta-feira, 25 de Outubro de 201925/10/2019Unimed Chapecó promove caminhada neste sábado (26) para conscientizar sobre a importância da prevenção...