Postado em 22 de Abril de 2019 às 16h57

Com tudo no lugar

Programa De Olho na Qualidade provoca mudanças expressivas nas propriedades rurais. A organização do ambiente de trabalho elimina, agiliza atividades 

Situada em uma área de 12 hectares, na Linha Piritiba, em Flor do Sertão, a empresa rural de Antônio Boll, é associada à Auriverde e tem entre as principais atividades a produção de aves e leite (em torno de 16 vacas em lactação), além de atuar também na fabricação de vinho. Para aperfeiçoar a organização da propriedade, a família participou no ano passado do curso “De Olho na Qualidade Rural” – uma das soluções do Projeto Encadeamento Produtivo: Cooperativa Aurora Alimentos – SEBRAE/SC: Suínos, Aves e Leite, realizado em parceria com cooperativas e entidades.
O Programa de Olho na Qualidade Rural tem por objetivo organizar o ambiente de trabalho, eliminando desperdícios, preservando o meio ambiente e a saúde das pessoas, com mais satisfação e melhor autoestima.
Mas essa não foi a primeira vez que o curso fez parte da rotina deles. A relação com os programas de qualidade vem de longa data. Há 17 anos participaram do programa De Olho e, logo em seguida, do Programa de Qualidade Total Rural - QT Rural. Antônio também participou do Empretec – um dos maiores programas de empreendedorismo do mundo, ministrado no Brasil pelo Sebrae. 
Antônio é uma pessoa com visão empreendedora e desenvolve uma boa gestão de sua propriedade, juntamente com a esposa e os filhos. A família comentou que quando fez o programa há 17 anos ficou tudo em ordem e que agora era momento de refazer essa organização. Os resultados atenderam às expectativas.
Rodrigo Boll, filho de Antônio, diz que a propriedade está mais bonita, os espaços mais úteis e não sabe como conseguiam trabalhar antes das mudanças. “Os espaços organizados permitem o armazenamento correto de todos os equipamentos. O paiol que antes era utilizado para guardar comida dos animais hoje é o espaço dos equipamentos dos aviários e de coisas que estavam em vários lugares”.
Responsável pelas orientações e acompanhamento das atividades, a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Larissa Raiser, revela que na primeira visita não teve convicção de que a família Boll faria todo o trabalho que observou no último encontro. Mas, a partir da segunda visita já foi possível perceber que teriam excelentes resultados. Segundo ela, a família é organizada e, ao longo dos anos e crescimento da propriedade, construíram todos os galpões permitindo circulação livre e rápido acesso.
“Antônio é um empreendedor rural que pensa antes de colocar em prática e costuma planejar. O filho, Rodrigo, é um engenheiro civil criativo e inovador. Pesquisou uma forma de organizar as ferramentas de cabo (machado, enxada, foice, etc.) e construiu o modelo prático e eficaz. No encerramento, a família prestigiou os resultados, o que demonstrou a importância do trabalho em equipe”, avalia Larissa ao mencionar exemplos de algumas mudanças bem-sucedidas implantadas na propriedade.
PARCEIROS DO ENCADEAMENTO PRODUTIVO
O Projeto Encadeamento Produtivo: Cooperativa Aurora Alimentos – SEBRAE/SC: Suínos, Aves e Leite é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Senar, Sescoop, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sicredi, Cooperalfa, Cooper A1 e Copérdia. No Paraná, participam a Cooperalfa, Copérdia e Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Coasgo e Coperalfa.

Veja também

Mulher e cooperação07/03/22 Luiz Vicente Suzin, presidente da Ocesc...

Voltar para (Blog)