Postado em 09 de Abril de 2021 às 10h23

Código Identificador da Operação de Transporte é tema de Workshop promovido pelo SESCOOP/SC

Qual o entendimento das cooperativas a respeito do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT)? Qual a realidade enfrentada no dia a dia pelas cooperativas do ramo? Esses questionamentos nortearam a segunda edição do Workshop on-line promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), nesta semana, voltado às cooperativas de transporte e demandantes.
Segundo Tiago de Barros Freitas, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o tema é um dos mais controversos no que diz respeito ao ramo transporte. Os principais entraves do processo, os impactos junto às cooperativas e a Resolução Nº 5.862, que regulamenta o cadastro da Operação de Transporte, foram alguns dos itens esclarecidos pelo técnico.
Tiago ressaltou ainda, que, ano após ano, as cooperativas vêm se adaptando a obrigatoriedade na emissão do CIOT. Mas, segundo ele, há uma necessidade de um grande suporte técnico por trás dessa tarefa. O Marco Regulatório do Transporte de Cargas, que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado, também foi pauta da reunião.
“As cooperativas têm um portfólio muito grande de normativos por serem um modelo societário diferenciado. Desta forma, o entendimento do cenário e o que muda de uma resolução para outra é fundamental”, mencionou Tiago ao destacar que a OCB disponibiliza manuais específicos do ramo transporte para suporte e assessoramento das cooperativas.

         Texto: Assessoria de Comunicação Interna Sistema OCESC
 
 
 

Veja também

Encantos do turismo rural podem ser conhecidos no estande do Sebrae/SC21/02 Bandejas de madeira, laços de crochê, jogos americanos, mandalas de macramê, cuias, gamelas, difusores de ambiente, tapetes, trilhos de mesa, vinhos, cachaças, licores, espumantes, mel, biscoitos, chapéus de palha, cervejas......

Voltar para (Blog)