Postado em 05 de Maio de 2021 às 17h22

Cocreation Lab chega a Xanxerê e está com inscrições abertas para pré-incubação gratuita

Projeto oferece cinco meses de mentorias, palestras e workshops para apoiar quem quer empreender

Com o objetivo de estimular o ecossistema de inovação e fomentar projetos criativos que contribuam para o desenvolvimento da economia local, a pré-incubadora Cocreation Lab está com inscrições abertas em Xanxerê. Empreendedores interessados em colocar as ideias no papel podem se inscrever até 6 de junho pelo site.
A pré-incubadora está presente na cidade da região oeste por meio de uma parceria entre o Sebrae e a Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), com apoio do TEIA, projeto de Tecnologia Empreendedorismo e Inovação. A abertura do espaço, que ficará junto da Incubadora Tecnológica de Xanxerê (ITEX), está prevista para o dia 28 de junho e serão selecionados até 15 projetos. Depois, os participantes ganharão suporte para transformarem suas ideias em negócios, por meio de consultorias, mentorias e assessorias, tudo gratuito. Na sequência, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento.
“É a estreia do Cocreation Lab nessa cidade tão importante para o desenvolvimento da região oeste. Estamos ansiosos para conhecer os projetos e ajudar boas ideias a virarem negócios”, comenta o professor da UFSC, Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da pré-incubadora Cocreation Lab, considerada o maior programa de pré-incubação do País.
Para o gestor de projetos do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla, a metodologia busca acelerar projetos e descobrir novos negócios, por meio de uma solução na qual o participante terá a oportunidade de receber mentorias, consultorias técnicas e colocar o projeto no papel. “Ao fim desse processo o participante terá consciência da viabilidade desse novo empreendimento, ou seja, reduz o risco desse negócio iniciar em um ambiente de incertezas. Com o apoio do Cocreation Lab se estabelece a conexão com o mercado, com o modelo de negócio e tudo isso oferece respaldo para que o empreendimento possa se desenvolver”, destaca. 
“A parceria ACIX e Sebrae já vem de longa data, e para o andamento do projeto TEIA, gestado na ACIX, é primordial que seja instalado o Cocreation Lab para dar fluxo e movimentar o ITEX. O apoio dessas duas entidades é de fundamental importância para a movimentação das ações, será um marco inicial rumo ao desenvolvimento do ecossistema de Xanxerê”, diz Irene Sá Affolter, presidente da ACIX.
COCREATION LAB ULTRAPASSOU FRONTEIRA DE SC EM 2021
A primeira unidade da pré-incubadora foi aberta em Florianópolis em 2016. Desde então, o Cocreation Lab chegou a 20 cidades do Estado, em parceria com Prefeituras, Fapesc, Sebrae, Associação Catarinense de Imprensa (ACI), instituições sociais e universidades. Em 2021, ampliará a atuação em Santa Catarina, com abertura de novas unidades e novos editais nas cidades já contempladas pelo projeto.
Em janeiro, o programa anunciou que novas unidades de seu ecossistema de inovação seriam criadas no Distrito Federal e Entorno para ajudar futuras startups da região a desenvolverem e colocarem todas suas ideias no papel. A realização das novas unidades vem de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília - através do Parque Científico e Tecnológico PCTEC/UnB e do CDT (NIT DA UnB) - e do Instituto Federal de Brasília. O programa será sediado em quatro espaços de cocriação nessas instituições de ensino e as inscrições já estão abertas. (Texto: Assessoria de Imprensa do Cocreation Lab)
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site 

Veja também

Instituto SENAI de SC já restaurou 55 ventiladores pulmonares de hospitais02/06/20 A maior parte dos aparelhos foi devolvida à rede pública estadual, mas também foram atendidos hospitais privados ou comunitários das cidades catarinenses de Joinville, Florianópolis, Santa Cecília, Camboriú, Salto Veloso, Imbuia, Curitibanos, Tangará, Nova Veneza, Canoinhas, além de Palmas, capital do estado de Tocantins...

Voltar para (Blog)