Postado em 01 de Agosto de 2022 às 14h43

Circuito Agro BB reúne produtores de leite em Ituporanga

Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do Circuito Agro BB – Gestão das Propriedades Rurais. O projeto é do SENAR Nacional em parceria com o Banco do Brasil e, em Santa Catarina, é desenvolvido pelo SENAR/SC juntamente com os Sindicatos Rurais.
Depois dos eventos realizados em Irineópolis, São Joaquim, Pinhalzinho, Tangará, Joaçaba, Araranguá, Meleiro e Rio do Oeste, a ação está programada para esta terça-feira (2), em Ituporanga, no vale do Itajaí, tendo como foco a bovinocultura de leite. As atividades serão realizadas, das 9 às 16 horas, no Clasen Hotel.
O objetivo dessa parceria é levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural aos produtores rurais para melhorar a gestão da atividade e, com isso, aumentar os resultados econômicos, realça o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.
Ao todo, são 15 eventos e cada edição do circuito tem duração de aproximadamente oito horas, com turmas entre 25 a 30 participantes. O conteúdo programático está distribuído nos módulos técnico, gerencial e crédito rural conforme informado pela coordenadora estadual Paula Coimbra Nunes
O público-alvo do Circuito Agro BB é formado por produtores rurais em geral e por aqueles que participam ou participaram do programa de assistência técnica e gerencial (ATeG) ministrado pelo SENAR. A formatação do Circuito de Treinamento Agro obedece a um plano instrucional que delineará todo o conteúdo programático a ser discorrido durante o evento, assim como as cargas horárias de cada módulo, informa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi.
Dessa forma, o evento é divido em três módulos distribuídos no decorrer da carga horária. O Módulo Técnico compreende as principais cadeias produtivas da região onde ocorre o evento.
O Módulo Gerencial, com duas horas de duração, aborda as questões de gerenciamento da atividade rural, com foco em receitas, componentes do custo (custo operacional efetivo, custo operacional total e custo total), entendendo o fluxo de caixa, diferenças entre os custos de produção e o fluxo de caixa. Também entra na pauta a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) prestada pelo SENAR em Santa Catarina. Esses dois primeiros módulos são ministrados pelo técnico Henrique Rodrigues da Fonseca.
O Módulo Crédito Rural aborda, nas duas horas finais, o que o produtor rural precisa para acessar o crédito rural e quais as principais linhas de crédito disponíveis.
O evento em Ituporanga é organizado pelo Sindicato Rural do município e pelo supervisor regional do SENAR/SC Darci. A. Wollmann com apoio dos técnicos de campo da ATeG, Ane Fernanda Hoffmann e Lucas José Oberosler, e do supervisor técnico Gerson Cunha.
 

Veja também

Pequeno produtor tem acesso ao mercado nacional06/02/20 A partir deste mês os pequenos produtores podem acessar o mercado nacional para a venda de produtos de origem animal. A medida, prevista no Decreto 10.032, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, concede permissão para que produtos inspecionados pelos Municípios possam ser comercializados pelos produtores rurais em todo País em municipalidades integrantes de consórcio. Para o......

Voltar para (Blog)