Postado em 21 de Setembro de 2022 às 15h48

22 de setembro – Dia do Contador: uma data para celebrar o profissional que ajuda o Brasil a crescer

Confira vídeo do presidente do Sindicont Chapecó, Everton Bortolotto: https://youtu.be/FrYPy28DxIU
 
 
            O dia 22 de setembro foi instituído como Dia do Contador porque nessa data, em 1945, foi criado o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988 pelo então presidente Getúlio Vargas. Nesse período muita coisa mudou, mas a profissão só cresceu. Atualmente, o contador é muito valorizado em instituições públicas e privadas, empresas, entidades e poder público.
Para os profissionais, é gratificante comemorar a data, mas também é um desafio. Nos últimos anos a profissão passou por diversas mudanças e está em plena ascensão. “A profissão é vista como um instrumento de controle do patrimônio das empresas e dos órgãos públicos. Pode-se dizer que a contabilidade é a alma das organizações, independentemente de seu porte ou segmento. O contador ajuda o empreendedor a buscar oportunidades de economia e boas práticas na gestão fiscal e financeira e é indispensável para o processo decisório”, comenta o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont), Everton Bortolotto.
O profissional da contabilidade tem inúmeras áreas possíveis de atuação. Registrar, quantificar, projetar, analisar, avaliar, orientar e produzir são algumas das funções associadas à prática da profissão. “O contador tem papel fundamental, tanto em órgãos públicos quanto privados, orientando e dando suporte para as tomadas de decisões. Chapecó e região possuem profissionais qualificados, reconhecidos e empreendedores que fortalecem e desenvolvem o setor”, expõe Bortolotto, ao acrescentar que o contador tem uma grande responsabilidade perante à administração de uma entidade, tendo em vista que detém todo conhecimento tributário e das obrigações de responsabilidade da organização.
O profissional de contabilidade deixou de ser aquele que basicamente fazia a declaração de impostos e outras obrigações legais. Atualmente, tem entre seus principais objetivos informar os empresários e líderes envolvidos na administração de empresas, entidades e poder público a situação do patrimônio, perspectivas de lucro, o atual cenário econômico, entre outras informações necessárias para a tomada de decisões assertivas no âmbito gerencial.
Devido às atribuições da função, cada vez mais os profissionais precisam estar atualizados, estudar constantemente, estarem conectados às mudanças do mercado e adaptados às novas tecnologias. Para contribuir nesse processo, o Sindicont Chapecó, junto com entidades contábeis, promove diversas capacitações por meio do Programa Educação Continuada (PEC).
“O contador também tem a função de transformar informações complexas em simples para que fiquem ao alcance de todos. Nesta data, deixamos nossa homenagem aos profissionais e futuros contadores. São pessoas que dedicam anos e anos de suas vidas na árdua tarefa de auxiliar e promover o desenvolvimento empresarial e dar transparência às contas públicas e, consequentemente, contribuem para o crescimento das cidades, dos estados e do País”, finaliza o presidente do Sindicont.
 
 

Veja também

Atenção produtores rurais: inscrições abertas para o curso técnico em Agronegócio gratuito em São Joaquim16/12/21 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio (primeiro semestre de 2022) para o polo de São Joaquim. A iniciativa é totalmente gratuita e......
Em busca da pacificação04/06/20 José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...

Voltar para (Blog)