Postado em 08 de Junho de 2021 às 15h34

Chás: saborosos e aliados da saúde

Nutricionista aponta os benefícios da camomila, do hortelã, da laranja, da cidreira e do boldo

Os chás são excelentes aliados para a saúde e também são protagonistas de diversos rituais. A misticidade das ervas envolve, principalmente, mulheres – que as utilizam para curar dores e equilibrar seu campo energético. A bebida pode ser preparada de diferentes maneiras com uma variedade de plantas e frutas. A nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziani, recomenda cinco alternativas saborosas e esclarece sobre os benefícios. Confira as propriedades da camomila e das folhas de hortelã, laranja, cidreira e boldo.
A camomila é rica em flavonóides, taninos, vitamina C, e ácidos graxos. A planta possui propriedades que auxiliam no tratamento de resfriados, sinusite, inflamações nasais e irritações na pele. Também tem funções calmantes, que ajudam a combater a ansiedade, o nervosismo e a insônia. “O chá é fácil de preparar. Basta adicionar de duas a três colheres das flores secas de camomila em uma xícara de água fervente. Em seguida, deixe em repouso de cinco a sete minutos. Depois coe e sirva! Essa bebida é contraindicada para gestantes”, destaca a nutricionista.
Já a hortelã possui vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. O chá combate dor de cabeça, dores abdominais, febre, cólicas menstruais, diarréia e náuseas. Também é indicado para o tratamento de gripes e resfriados, além de diminuir o inchaço e relaxar os músculos. “O consumo das folhas cruas também melhora a saúde bucal. A planta ainda pode ser utilizada como temperos e óleos”, ressalta Letícia.
Se optar pelos chás de frutas, a laranja é uma boa alternativa. Rica em vitamina C, antioxidantes, flavonoides, betacaroteno e fibras, a fruta previne o desenvolvimento do câncer e da Alzheimer, diminui o colesterol e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Já o chá da casca possui vitaminas A e B6 e cálcio, que ajuda no controle da diabetes. “Para fazer o chá de laranja são necessários meia xícara de suco, gengibre, cravo e canela. Já para fazer a bebida com a casca basta acrescentar limão”, orienta a nutricionista. 
O chá de cidreira é um entre os queridinhos dos brasileiros. Possui nutrientes que reduzem a ansiedade, melhoram a função cognitiva, aliviam a insônia e a dor de cabeça, amenizam as cólicas menstruais e os sintomas de tensão pré-mesntrual (TPM) e diminuem as sensações de náuseas. “A erva é rica em ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e  C. Esse é um chá prático, basta deixá-lo em infusão e está pronto”, afirma Letícia. 
A última dica é o chá de boldo, essencial para a saúde e para melhor qualidade de vida. Para prepará-lo, prefira folhas secas. Assim você aproveitará todos os benefícios da planta. Ela estimula o funcionamento do fígado e do intestino, melhora a digestão, auxilia no tratamento da gastrite e da vesícula, ameniza os sintomas de resseca e cólicas intestinais, elimina fungos e bactérias, tem efeito calmante e ação antioxidante.
“Muitas pessoas associam os chás a uma bebida de inverno. Mas, ele pode ser consumido em qualquer estação do ano. Em dias mais quentes, se preferir, você pode apostar nos chás gelados! Também são extremamente saborosos e benéficos para a saúde. Os tradicionais são de limão e pêssego. Porém, é possível ampliar o cardápio com opções como gengibre, hibisco e hortelã. Use a criatividade e explore as propriedades de ervas e frutas. Tome cuidado com o excesso!”, alerta Letícia.

Veja também

Lançado Programa Agro Fraterno em Anita Garibaldi17/08/21 O município de Anita Garibaldi, na serra catarinense, recebeu do Programa Agro Fraterno 820 cestas básicas, de 15 kg cada, para doar às famílias rurais que passam dificuldades em função da pandemia da COVID-19. A ação foi lançada nesta terça-feira (17) pelo Sistema FAESC/SENAR-SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e......

Voltar para (Blog)