Nutricionista aponta os benefícios da camomila, do hortelã, da laranja, da cidreira e do boldo
Os chás são excelentes aliados para a saúde e também são protagonistas de diversos rituais. A misticidade das ervas envolve, principalmente, mulheres – que as utilizam para curar dores e equilibrar seu campo energético. A bebida pode ser preparada de diferentes maneiras com uma variedade de plantas e frutas. A nutricionista do Fort Atacadista Chapecó, Letícia Tizziani, recomenda cinco alternativas saborosas e esclarece sobre os benefícios. Confira as propriedades da camomila e das folhas de hortelã, laranja, cidreira e boldo.
A camomila é rica em flavonóides, taninos, vitamina C, e ácidos graxos. A planta possui propriedades que auxiliam no tratamento de resfriados, sinusite, inflamações nasais e irritações na pele. Também tem funções calmantes, que ajudam a combater a ansiedade, o nervosismo e a insônia. “O chá é fácil de preparar. Basta adicionar de duas a três colheres das flores secas de camomila em uma xícara de água fervente. Em seguida, deixe em repouso de cinco a sete minutos. Depois coe e sirva! Essa bebida é contraindicada para gestantes”, destaca a nutricionista.
Já a hortelã possui vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. O chá combate dor de cabeça, dores abdominais, febre, cólicas menstruais, diarréia e náuseas. Também é indicado para o tratamento de gripes e resfriados, além de diminuir o inchaço e relaxar os músculos. “O consumo das folhas cruas também melhora a saúde bucal. A planta ainda pode ser utilizada como temperos e óleos”, ressalta Letícia.
Se optar pelos chás de frutas, a laranja é uma boa alternativa. Rica em vitamina C, antioxidantes, flavonoides, betacaroteno e fibras, a fruta previne o desenvolvimento do câncer e da Alzheimer, diminui o colesterol e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Já o chá da casca possui vitaminas A e B6 e cálcio, que ajuda no controle da diabetes. “Para fazer o chá de laranja são necessários meia xícara de suco, gengibre, cravo e canela. Já para fazer a bebida com a casca basta acrescentar limão”, orienta a nutricionista.
O chá de cidreira é um entre os queridinhos dos brasileiros. Possui nutrientes que reduzem a ansiedade, melhoram a função cognitiva, aliviam a insônia e a dor de cabeça, amenizam as cólicas menstruais e os sintomas de tensão pré-mesntrual (TPM) e diminuem as sensações de náuseas. “A erva é rica em ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C. Esse é um chá prático, basta deixá-lo em infusão e está pronto”, afirma Letícia.
A última dica é o chá de boldo, essencial para a saúde e para melhor qualidade de vida. Para prepará-lo, prefira folhas secas. Assim você aproveitará todos os benefícios da planta. Ela estimula o funcionamento do fígado e do intestino, melhora a digestão, auxilia no tratamento da gastrite e da vesícula, ameniza os sintomas de resseca e cólicas intestinais, elimina fungos e bactérias, tem efeito calmante e ação antioxidante.
“Muitas pessoas associam os chás a uma bebida de inverno. Mas, ele pode ser consumido em qualquer estação do ano. Em dias mais quentes, se preferir, você pode apostar nos chás gelados! Também são extremamente saborosos e benéficos para a saúde. Os tradicionais são de limão e pêssego. Porém, é possível ampliar o cardápio com opções como gengibre, hibisco e hortelã. Use a criatividade e explore as propriedades de ervas e frutas. Tome cuidado com o excesso!”, alerta Letícia.
Veja também
Santa Catarina amplia programa de controle e erradicação de brucelose e tuberculose nos rebanhos30/Abr/202030/04/20há 5 anos Quinta-feira, 30 de Abril de 202030/04/2020 Referência internacional no cuidado com a saúde animal, Santa Catarina amplia os investimentos para controlar e erradicar a brucelose e tuberculose em seus rebanhos. Nesta terça-feira, 28, o Conselho de Desenvolvimento Rural (Cederural) autorizou a aplicação de R$ 283 mil para aumentar a cadeia de vigilância para localização de propriedades com......
Artrose nas mãos: diagnóstico e tratamento precoce favorecem a cura22/Jul/202022/07/20há 5 anos Quarta-feira, 22 de Julho de 202022/07/2020Atividades manuais repetitivas e extenuantes, predisposição genética e falta de proteção térmica durante as estações mais frias do ano são fatores de risco para desenvolver artrose nas......
Chapecó: Encontro valoriza a Imprensa catarinense23/Jul/201923/07/19há 6 anos Terça-feira, 23 de Julho de 201923/07/2019Por MARCOS A. BEDIN - Jornalista, diretor da MB Comunicação e diretor regional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)/Casa do Jornalista...