Chapecó define segmentos turísticos prioritários para o desenvolvimento
Negócios e eventos; esportivo; náutico; rural, ecoturismo e cultural são os segmentos turísticos prioritários para o desenvolvimento do setor no município de Chapecó, no oeste catarinense. As definições consideraram a movimentação atual do fluxo turístico, a oferta existente e os potenciais identificados. Essas informações constam no Plano Estratégico de Turismo entregue, nesta semana, à Administração Municipal. A iniciativa é do Sebrae/SC e faz parte do Programa Cidade Empreendedora.
O documento de 241 páginas estabelece diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade e tem como desafio fortalecer as características intrínsecas ao destino, tornando-o diferenciado e competitivo, além de constituir um processo contínuo de tomada de decisões, flexível e, necessariamente, participativo. Contribuíram na elaboração representantes dos setores público e privado, além da comunidade local.
O planejamento ocorreu por meio de seminários do Grupo de Trabalho e dos sub-grupos por segmentos turísticos. Ao todo foram nove encontros presenciais e cinco virtuais para avaliar, discutir e propor soluções que pudessem ser executadas pelo poder público, pelas comunidades e pela iniciativa privada. As etapas do documento compreendem caracterização do território; análise da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados na área turística; estudo do quadro institucional do setor; reconhecimento do destino e perfil da oferta; estratégia de desenvolvimento turístico, plano de ação, avaliação e monitoramento.
De acordo com as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski Balduíno, com o levantamento é possível planejar a atividade desde a sua estruturação inicial até o processo de gestão, além de dimensionar ações com maior precisão. “Com o diagnóstico é possível realizar uma leitura clara sobre a situação atual do município em termos de oferta de produtos, atrativos potenciais, equipamentos e serviços com uma avaliação dos aspectos internos e externos que interferem no desenvolvimento da atividade”, explicou Karla. Silvia complementou que o documento instiga as pessoas para que conheçam melhor o município. “Chapecó é muito mais do que apenas a capital do turismo de negócios e possui belíssimos atrativos naturais e culturais. Parabenizamos o gestor por sua coragem, afinal, mesmo o município tendo mais de 100 anos, esse é o primeiro planejamento do setor”, enfatizou Silvia.
De acordo com o prefeito, Luciano José Buligon, o Plano Estratégico de Turismo é uma iniciativa importante, para que as próximas ações públicas de desenvolvimento do turismo local sejam planejadas com foco nos eixos principais. “A construção ocorreu de forma democrática, com a participação de entidades, poder público e os empreendedores do setor com um resultado muito positivo. O outro estudo, que é o Plano de Marketing, servirá de base para divulgação das atrações chapecoenses e impulsionará ainda mais este setor da economia que sofreu muito em 2020, mas que tem muito para crescer ainda”, enalteceu ao agradecer o trabalho da entidade nos últimos anos. O Plano de Marketing, também elaborado pelo Sebrae/SC, será entregue nos próximos dias ao Poder Público.
Veja também
Governo do Estado investe R$ 1,5 milhão na construção de poços artesianos28/Abr/202028/04/20há 5 anos Terça-feira, 28 de Abril de 202028/04/2020Os produtores rurais de Santa Catarina contam com linha especial de financiamento para a construção de poços artesianos. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural investirá, via Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), R$ 1,5 milhão em financiamentos sem juros para captação e uso da água. “Esta é mais uma medida......
Simpósio de Avicultura da ACAV inicia na próxima terça-feira16/Set/202116/09/21há 4 anos Quinta-feira, 16 de Setembro de 202116/09/2021Programação técnica traz palestras com especialistas que abordarão temas atuais e relevantes da cadeia produtiva avícola ...