Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais poderá ser emitido a partir do dia 18 deste mês
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) lembra os produtores rurais que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançará no próximo dia 18 de julho o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), referente ao exercício de 2022, para consulta e emissão.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforça a importância de emitir o certificado ao lembrar que o documento é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. “O CCIR também é fundamental para a contratação de operações de crédito rural, pois evita problemas burocráticos na hora de fazer um financiamento bancário, por exemplo”, alerta.
O CCIR contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural e, são dados declaratórios, exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse da propriedade.
A coordenadora do Departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, explica que para validar o CCIR é necessário efetuar o pagamento da taxa de serviços cadastrais por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que é emitida junto com o certificado, na rede de atendimento do Banco do Brasil. “Em caso de dúvidas, os produtores rurais catarinenses poderão procurar os Sindicatos Rurais de sua região ou a Faesc”.
As Superintendências Regionais do Incra no Estado e as Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) também estão à disposição para orientações.
O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais pode ser objetivo por intermédio de uma das seguintes alternativas:
CDL defende abertura do comércio no Carnaval em Chapecó03/Fev/202103/02/21há 4 anos Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 202103/02/2021Proposta segue decisão do poder público de não adotar ponto facultativo neste ano e busca compensar os dias parados em 2020, devido à pandemia ...
Pratos à base de peixe são produzidos em oficina gastronômica em Caxambu do Sul25/Jul/202225/07/22há 3 anos Segunda-feira, 25 de Julho de 202225/07/2022 Incentivar ainda mais o consumo da Tilápia de formas variadas e apresentar diversas maneiras de preparo dessa proteína foram os objetivos da Oficina Gastronômica realizada em Caxambu do Sul, no oeste catarinense. A......
FIESC apoia mudanças na previdência estadual18/Fev/202018/02/20há 5 anos Terça-feira, 18 de Fevereiro de 202018/02/2020Medida é necessária para assegurar o pagamento dos benefícios...