Centro de Oncologia do Hospital Unimed Chapecó amplia serviços com atendimento de mastologista
Médica oncologista da Unimed Chapecó, Dra. Emeline Moreira. (Foto: Divulgação)
Comprometida em garantir um atendimento humanizado e de excelência, sempre priorizando o bem-estar dos beneficiários, a Unimed Chapecó anuncia uma novidade para o cuidado à saúde. O Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Unimed agora conta com atendimento de uma mastologista.
Com essa iniciativa, foi lançado o projeto Ambulatório de Mastologia, que será integrado ao serviço de oncologia. Este espaço tem como objetivo oferecer um cuidado especializado e acolhedor, proporcionando exames, consultas e orientações.
“A abordagem integrada entre o oncologista e o mastologista oferece um tratamento mais eficiente e personalizado, melhorando a qualidade de vida e os resultados para o paciente. Quando esses profissionais trabalham juntos, garantem uma abordagem multidisciplinar e mais completa, levando em consideração diferentes aspectos do tratamento”, salienta a médica oncologista da Unimed Chapecó, Dra. Emeline Moreira.
A colaboração entre as especialidades é fundamental para o diagnóstico precoce e preciso, o planejamento ideal do tratamento, o acompanhamento, a prevenção de recidivas e os cuidados com o bem-estar global do paciente. “No serviço de oncologia do Hospital Unimed, assistimos integralmente o paciente. Proporcionamos avaliação ambulatorial com oncologia clínica, mastologia, equipe multidisciplinar de enfermagem, nutrição, odontologia e psicologia. Além disso, dispomos de toda assistência de internação hospitalar e realização de exames de imagem e sangue. Contamos também com o serviço de cuidados paliativos, que tem como missão melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes com doença crônica”, comenta a Dra. Emeline.
Essa parceria influencia tanto o diagnóstico quanto o tratamento mais direcionado e eficaz. Quando ambos os profissionais trabalham juntos, eles podem adaptar o tratamento de forma mais precisa às necessidades individuais do paciente e aumentar a taxa de sucesso das terapias. “A abordagem integrada entre mastologista e oncologista melhora a precisão do diagnóstico, otimiza o tratamento, reduz as complicações e garante que o paciente tenha um acompanhamento completo. Isso resulta em melhores prognósticos e maior qualidade de vida durante e após o tratamento”, enfatiza a médica oncologista.
INTEGRAÇÃO
A médica cirurgiã mastologista da Unimed Chapecó, Dra Liana Ortiz Ruas Winkelmann, realizará os atendimentos semanalmente, com o objetivo de aliar o planejamento cirúrgico da mastologia ao tratamento clínico da oncologia. “O paciente oncológico precisa ser visto e tratado de maneira multidisciplinar. Por isso, o Ambulatório de Mastologia permite que ele receba o diagnóstico e seu plano de tratamento de forma integral”, destaca.
Os pacientes terão mais agilidade no agendamento das consultas e, consequentemente, diagnósticos precoces com definição terapêutica mais rápida e eficaz. O serviço integrado facilitará o acompanhamento contínuo e melhorará a comunicação entre as equipes oncológicas e os pacientes. “O Ambulatório de Mastologia contará com consultas preventivas especializadas, acompanhamento de pacientes de alto risco de câncer de mama, atendimento a usuários com alterações em seus exames mamários de rotina e também atenderá queixas específicas relacionadas à mama. Para aqueles com indicação cirúrgica, o serviço proporcionará atendimento durante todos os momentos da jornada do paciente, realizando seu planejamento, a cirurgia e o acompanhamento pós-operatório. Vale lembrar que a mastologia atende tanto mulheres quanto homens”, reforça a médica mastologista.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
É fundamental lembrar que até 30% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos com hábitos saudáveis, confira alguns:
- Realize 150 minutos de atividade aeróbica por semana;
- Evite o consumo excessivo de alimentos gordurosos e doces. Reduza também o consumo de carne vermelha e bebidas alcoólicas;
- Amamentar pode ajudar na prevenção;
- Evite o uso indiscriminado de hormônios. Caso precise utilizá-los, faça sempre sob acompanhamento médico especializado;
- Conheça suas mamas e realize exames anualmente. Consulte com uma mastologista regularmente;
- Todas as mulheres devem realizar mamografia anualmente a partir dos 40 anos.
“Quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de cura são de até 95%. O Ambulatório de Mastologia da Unimed Chapecó está comprometido com a eficiência dos atendimentos, métodos diagnósticos e agendamento de cirurgias. Dentro do Hospital Unimed Chapecó, você pode contar com um suporte integral para sua saúde”, orienta a Dra. Liana.
APAE de Pinhalzinho realiza atividades sobre empreendedorismo na pandemia13/Ago/202013/08/20há 4 anos Quinta-feira, 13 de Agosto de 202013/08/2020O mundo precisou se adaptar às novas realidades impostas pela pandemia da covid-19. Aulas online e acompanhamento remoto das atividades educacionais foram alternativas para não interromper o processo de ensino-aprendizagem. A educação se reinventou e aproveitou a oportunidade da mudança social para implementar novas estratégias e apresentar conteúdos......
SESCOOP/SC realiza primeira etapa de Formação dos Coordenadores do Cooperjovem em 202009/Mar/202009/03/20há 5 anos Segunda-feira, 09 de Março de 202009/03/2020“O que esperamos da formação é levar algo daqui que possamos implantar nas escolas. Esses encontros são importantes para alinharmos o nosso pensamento com o trabalho do SESCOOP/SC”. A opinião da Coordenadora do......
Escola S retorna às aulas 100% presenciais em Chapecó04/Fev/202204/02/22há 3 anos Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 202204/02/2022Cerca de 180 alunos do ensino médio retornam nesta segunda-feira (7), dentro do novo formato proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)...