Postado em 14 de Agosto às 11h31

Capacitação reforça inclusão de pessoas com deficiência no mundo de trabalho

O curso de “Laudo Caracterizador da Deficiência” reuniu 80 profissionais da saúde. (Foto: Alessandra Favretto/MB Comunicação)

Promovido pelo Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT/SC) e pela Superintendência Regional do Trabalho de SC, com apoio de mais de 40 entidades públicas e privadas, a capacitação “Laudo Caracterizador da Deficiência” reuniu 80 profissionais da saúde para aprofundar conhecimentos sobre a elaboração correta do documento que viabiliza a inclusão de pessoas com deficiência no mundo de trabalho. Em Chapecó, a mobilização de participantes para a formação, assim como a preparação do ambiente para recebê-los, ficou a cargo da Fundação Aury Luiz Bodanese (ALB), do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (GAPA) e da Prefeitura de Chapecó. A atividade foi realizada na última semana, no auditório da Aurora Coop matriz.
A iniciativa é apenas uma das ações que compõem a Semana Inclusiva, realizada também em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Itajaí, Lages, Jaraguá do Sul e Criciúma. Em Chapecó, esta é a segunda edição do movimento e a primeira edição do curso, que capacitou profissionais para o Feirão de Empregos para pessoas com deficiência, reabilitados e jovens aprendizes, marcado para 30 de agosto, das 8h às 13h, no Complexo Esportivo Verdão. Na ocasião, os candidatos poderão receber o laudo biopsicossocial, conversar com as empresas e conhecer as vagas.
Para a analista de programas sociais da Fundação ALB, Gabriela Concolatto, a formação ampliou o conhecimento sobre a avaliação biopsicossocial, que é diferente da biopsicológica, exclusiva do médico. “Essa modalidade, conduzida por equipes multiprofissionais, fortalece a inclusão de pessoas com deficiência que precisam do laudo para conseguir uma vaga no mundo do trabalho. No Feirão, além das ofertas de emprego, o candidato já poderá sair com o documento pronto, o que potencializará resultados e fortalecerá o movimento”, afirmou.
O diretor administrativo do GAPA, Riccardo Felippini Malacarne, ressaltou que cada situação exige parâmetros e testes específicos, e destacou o engajamento local. “Após a primeira edição em Chapecó, estamos novamente mobilizados junto à Fundação e a diversas entidades para fortalecer a ação, promover mais inclusão e gerar novas oportunidades.”
A fonoaudióloga Luciana Bramati, participante do curso, avaliou que a capacitação foi decisiva para alinhar a prática clínica à legislação vigente. “Nunca havia feito este tipo de laudo e tinha dúvidas, especialmente sobre a parte legal e os critérios de caracterização da deficiência, além da importância de usar uma linguagem objetiva. Agora me sinto mais segura e respaldada para elaborá-lo adequadamente e orientar os candidatos sobre sua relevância”, ressaltou.
Juliana de Mattos Varandas Sanches, servidora pública federal, terapeuta ocupacional com 20 anos de experiência e com 17 anos de atuação no INSS, também participou do curso e destacou a força da formação para a área de reabilitação profissional. “O cuidado com a terminologia, com as palavras para a elaboração do documento, foi um aprendizado indispensável para torná-lo objetivo e fundamentado. Outro ponto importante foi que os palestrantes abordaram as especificidades dos diferentes tipos de deficiências para obter um laudo adequado e uma participação plena e efetiva no mundo de trabalho. O Feirão de Empregos vem reforçar esse acesso ao apresentar espaços e empresas que buscam o profissionalismo de pessoas com deficiência”, observou.
SEMANA INCLUSIVA
Além do curso “Laudo Caracterizador da Deficiência” e do Feirão de Empregos, o evento Viva as Diferenças também faz parte da programação da Semana Inclusiva. O encontro é aberto ao público e acontecerá no dia 28 de agosto, a partir das 13h15, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes. Na ocasião, estão previstas apresentações artísticas com o Grupo Sou Arte, solenidade de formatura do Curso de Qualificação para Pessoas com Deficiência e palestra “Muito além do que se vê” com o atleta profissional, surfista cego, palestrante internacional e mentor Derek Rabelo.

O objetivo do curso foi aprofundar conhecimentos sobre a elaboração correta do laudo caracterizador para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. (Foto: Alessandra Favretto/MB Comunicação)

O evento foi promovido pelo Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT/SC) e pela Superintendência Regional do Trabalho de SC, com mobilização da Fundação Aury Luiz Bodanese, do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids e da Prefeitura de Chapecó. (Foto: Alessandra Favretto/MB Comunicação)

A capacitação aconteceu no auditório da Aurora Coop. (Foto: Alessandra Favretto/MB Comunicação)

Veja também

Voltar para (Blog)