Capacitação das pessoas é fundamental para garantir a sanidade nas granjas
A sanidade dos animais nas granjas foi um dos grandes destaques das palestras do 13º Simpósio Técnico da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (5). O evento, que reúne cerca de 700 pesquisadores, técnicos, dirigentes e empresários, é um dos maiores do mundo no setor e segue até esta quinta-feira (6) com programação que contempla 12 palestras e quatro mesas-redondas.
O papel das pessoas envolvidas em todos os processos de prevenção e de diagnóstico de doenças foi ressaltado pela médica veterinária Francilane Rodrigues Gomes, gerente de Matrizes e Incubatório Rivelli Alimentos. Ela palestrou sobre os desafios na capacitação dos envolvidos na vacinação.
“Entender de negócio é importante, mas entender de pessoas é o que garantirá a sobrevivência nos novos tempos”, defendeu a médica veterinária.
Na vacinação, por exemplo, 98% dos problemas são resultado de falhas humanas, seja no recebimento, armazenamento, transporte, preparo ou aplicação.
“A capacitação das pessoas precisa ser detalhada, precisamos dizer o óbvio. Até mesmo particularidades como ser destro ou canhoto interfere no ângulo da aplicação de uma vacinação ocular, para se ter uma ideia. Tudo que envolve o manejo é importante”, explica Francilane.
O papel das pessoas envolvidas nos processos também foi destacado pelo gerente de serviços técnicos e pesquisa aplicada da Zoetis, Eduardo Muniz, que detalhou elementos necessários para a necropsia de aves.
“Não devemos ter pressa para fazer a necrópsia. Seja curioso. Use a necrópsia como o primeiro e importante passo para o diagnóstico ou monitoramento da saúde, pois ela fornece um diagnóstico que possibilita às pessoas a melhor tomada de decisão para garantir a sanidade dos animais”, disse o palestrante.
Avicultura
O Simpósio reúne proeminentes especialistas do Brasil e do mundo para abordagem dos temas mais atuais e relevantes de uma das maiores e mais avançadas cadeias produtivas do mundo – a avicultura industrial brasileira. O setor produziu, em 2021, 14,3 milhões de toneladas (valor bruto de R$ 108,9 bilhões) no país e proporcionou aos brasileiros um consumo per capita de 45,39 kg/habitante/ano (é uma das proteínas mais saudáveis e mais baratas). O volume de exportação também é expressivo: exportamos 4,6 milhões de toneladas para 151 países (divisas de US$ 7,6 bilhões).
Veja também
Circuito Agro BB capacita produtores de leite de Tangará nesta quinta 13/Jul/202213/07/22há 2 anos Quarta-feira, 13 de Julho de 202213/07/2022Levar informação, capacitação e treinamento são os objetivos do Circuito Agro BB – Gestão das Propriedades Rurais. O projeto é do SENAR Nacional em parceria com o Banco do Brasil e, em Santa Catarina, é desenvolvido pelo SENAR/SC juntamente com os Sindicatos Rurais. Depois dos eventos realizados em Irineópolis, São Joaquim e......