Caminhos da Fronteira e Vale das Águas em destaque durante Fórum Estadual das IGRsc
Evento reforçou o papel da região na construção de um turismo inovador e sustentável em Santa Catarina. (Foto: Divulgação)
Rotas turísticas, planos regionais e a união de esforços marcaram a participação das IGRs Caminho da Fronteira e Vale das Águas no I Fórum Estadual das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), realizado nesta terça-feira (16) em São Miguel do Oeste. O evento reforçou o papel da região na construção de um turismo inovador e sustentável em Santa Catarina.
Promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e as próprias IGRs, a iniciativa mobilizou gestores públicos, empreendedores e representantes turísticos em um grande encontro, com transmissões simultâneas de Florianópolis para os polos regionais.
UNIDOS PELO DESENVOLVIMENTO
Com sede em Paraíso, a IGR Caminhos da Fronteira reúne 19 municípios e vem se consolidando como referência em turismo de base regional. O grupo articula potenciais que vão do turismo rural e gastronômico ao ecoturismo, cicloturismo e turismo de aventura, sempre valorizando a identidade local. Em 2024, a região registrou mais de 177 mil visitantes em 89 empreendimentos, demonstrando sua força como destino turístico.
Durante o Fórum, os representantes do Caminhos da Fronteira destacaram projetos estratégicos já em andamento, como o Circuito de Cicloturismo, a Rota Cervejeira, a contratação de turismólogo e a elaboração do Plano Regional de Turismo. “Essas ações são vistas como fundamentais para consolidar a marca regional e ampliar a atratividade do extremo oeste”, salienta o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl.
Após a transmissão, os participantes da IGR Caminhos da Fronteira participaram de uma dinâmica de planejamento local, conduzida por consultores especialistas em gestão e planejamento turístico, promovendo a construção de estratégias alinhadas às necessidades e potencialidades da região.
A programação também contemplou em São Carlos o evento da IGR Vale das Águas. A iniciativa busca estruturar um produto turístico coletivo capaz de atrair visitantes, divulgar os potenciais do território e gerar desenvolvimento econômico para os municípios da região. De acordo com a presidente da IGR, Silmara Bratz, fazem parte do grupo 27 cidades, entre elas São Carlos, Maravilha, Palmitos, Quilombo e Pinhalzinho, além de municípios como Águas de Chapecó, Cunha Porã, Nova Erechim, Riqueza e União do Oeste.
Silmara destacou a importância de que cada IGR apresentasse suas demandas e necessidades. Entre elas, destacam-se a instalação de placas de sinalização, a divulgação das rotas turísticas já estruturadas e o fortalecimento do marketing para promover melhor os atrativos de cada município. Foram momentos de troca e construção coletiva, que contribuíram para pensar estratégias de desenvolvimento do turismo na região
RESULTADOS
Os participantes do extremo oeste vivenciaram dinâmicas colaborativas que estimularam a criação de planos de ação adaptados à realidade regional, sempre alinhados ao projeto estadual de integração. Essa metodologia de escuta ativa e cocriação garantiu que as IGRs retornassem do Fórum com estratégias práticas para fortalecer o turismo em suas localidades.
“A amplitude da iniciativa reforçou a relevância do evento. Ao unir todos os polos regionais em torno de um mesmo objetivo, o Fórum se consolidou como marco para o turismo catarinense, projetando o Estado, e em especial o extremo oeste, como referência em gestão territorial, inovação e sustentabilidade”, acrescenta Renê.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Promovido pelo SebraeSC em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado e as próprias IGRs, a iniciativa mobilizou gestores públicos, empreendedores e representantes turísticos em um grande encontro. (Foto: Divulgação)