Postado em 16 de Setembro de 2019 às 17h20

Câmara Regional de Educação se reúne no próximo dia 24

A Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação promove reunião no próximo dia 24 (terça-feira), das 10h às 12h, na sala da vice-presidência da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), na avenida Getúlio Vargas, 150-N. Será feita apresentação das diretrizes da responsabilidade social da FIESC, apresentados dados educacionais da região e compartilhamento de informações sobre o ensino médio.
            Neste ano, o Movimento SC pela Educação tem como estratégia atuar por meio de projetos específicos para cada região do Estado, além da participação ativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio), da Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de SC (Fetrancesc), da Federação da Agricultura do Estado de SC (Sistema Faesc/Senar) e da FIESC.
Os temas que norteiam as atividades são a escolaridade e a qualificação do trabalhador. No início do ano, os integrantes da Câmara de Educação discutiram projetos prioritários para o Oeste alinhados a esses dois focos de atuação. Em SC, 39,1% dos trabalhadores da indústria ainda não têm a educação básica (ensino fundamental e médio) concluída.
            O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, lembra que o propósito do Movimento é a educação para o mundo do trabalho. “Ao elevar a escolaridade do trabalhador, aumentamos também a geração de riqueza, a remuneração e o movimento econômico. O avanço tecnológico e as constantes mudanças no perfil da indústria e de todas as atividades econômicas exigem um trabalhador cada vez mais qualificado”, comenta.
MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO
O Movimento Santa Catarina pela Educação é uma iniciativa desenvolvida pela FIESC desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão das federações patronais e dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar) e Transportes (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).
Iniciou tendo como tema central a mobilização da indústria para a elevação da escolaridade dos trabalhadores. Nos anos seguintes, as temáticas foram relacionadas a família, jovens, gestão escolar, professores e educação integral. Os principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa e a formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina. 

Veja também

FIESC anuncia homenageados da Ordem do Mérito Industrial 202430/04/24 Serão reconhecidos os industriais Assis Strasser, da GTS do Brasil (Lages), Francisco Graciola, da FG Empreendimentos (Balneário Camboriú), Heinz Engel, do Conselho de Acordantes Condor (São Bento do Sul), Henrique Deiss, da Têxtil Oeste (Mondaí), e Vera Olivo, da La Moda (Criciúma)...
Diagnóstico precoce é essencial para cura da artrite séptica03/09/19 A artrite séptica é uma doença que surge com mais frequência nos joelhos ou no quadril de idosos e bebês, especialmente, quando há outra infecção em determinado local do corpo. Isso ocorre em......

Voltar para (Blog)