Por CIDNEI LUIZ BAROZZI - Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)
Os destinos da sociedade e a condução dos negócios públicos devem ser objetos de interesse de todos os cidadãos e não apenas daqueles que foram eleitos ou nomeados para cargos e funções públicas. Todo cidadão verdadeiramente esclarecido se interessa pela política e pelo bom funcionamento da Administração Pública nas esferas do Município, do Estado e da União.
Exatamente com o intuito de contribuir com o processo de aperfeiçoamento do Poder Legislativo Municipal e de outras estruturas estatais, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social de Chapecó (OS) estão mantendo tratativas com autoridades e lideranças locais para propor medidas orientadas para o aumento geral da sua eficiência.
Essas sugestões foram inspiradas, de um lado, pela crescente demanda que o Legislativo Municipal recebe dos cidadãos em geral e das instituições de representação e intermediação social, em particular; e, de outro lado, pela necessidade de tornar sempre mais acessível e transparente a Casa do Povo aos olhos dos contribuintes.
As proposições representam o pensamento médio preponderante nos diversos segmentos da sociedade.
Balizadas pelo bom senso e orientadas pelas boas práticas de gestão, essas medidas objetivam reduzir os gastos públicos em atividades-meio, otimizar os investimentos em obras e serviços, diminuir o tamanho da máquina e obter índices de eficiência com altas taxas de produção e produtividade.
Essas ideias foram apresentadas aos senhores vereadores e à Administração Municipal como contribuição de entidades locais que, no cumprimento de suas atividades institucionais ao longo dos anos, puderam formar uma imagem das aspirações da sociedade.
Tanto a ACIC quanto o Observatório Social – com apoio do Centro Empresarial – esperam que essas propostas sejam oportunamente examinadas pela Câmara de Vereadores e pela Administração do Município, para as devidas e necessárias decisões. Ninguém é dono da verdade, por isso, todas as visões e interpretações devem estar na mesa. Nossa maior cooperação, nesse momento, é exatamente essa: iniciar um debate de alto nível e subordinado aos superiores interesses da coletividade.
Veja também
O calor que transforma: processo sustentável vira criação artesanal20/Jun/202520/06/25há 7 meses Sexta-feira, 20 de Junho de 202520/06/2025Com barro, vidro e alma, artesã catarinense transforma resíduos em cerâmica e leva a cultura do Sul para exposição no Rio de Janeiro...
Dia de campo integra apicultores em São Domingos30/Ago/202330/08/23há 2 anos Quarta-feira, 30 de Agosto de 202330/08/2023Evento integra ações desenvolvidas pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI) na modalidade rural...
ACIC busca conhecer a real necessidade dos associados23/Jul/202023/07/20há 5 anos Quinta-feira, 23 de Julho de 202023/07/2020Entidade está fazendo a atualização cadastral das empresas para melhorar a comunicação e o relacionamento...