Postado em 31 de Maio de 2019 às 17h53

Senar/SC promove 347 treinamentos gratuitos em junho

Cursos abordam as diferentes cadeias produtivas da agropecuária catarinense

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Faesc), atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. Todos os meses produtores e trabalhadores rurais são beneficiados, gratuitamente, com cursos de Formação Profissional Rural.
Durante todo o mês de junho Senar/SC promove 347 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 5.550 profissionais do meio rural em todas as regiões do Estado. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
Entre os cursos previstos para o mês de junho estão: comunicação eficaz nos dias 03 e 04 em Riqueza no Extremo Oeste; cultivo de plantas medicinais nos dias 05 e 06 em Lauro Muller no Sul; instalação e manutenção de redes elétricas nos dias 17 e 18 em Xanxerê no Oeste; beneficiamento e conservação de pescado nos dias 25 e 26 em Guaramirim no Vale do Itajaí; floricultura nos dias 26 e 27 em Monte Castelo no Norte; produção caseira de massas para congelamento nos dias 26 e 27 em Tangará no Meio Oeste e derivados do leite nos dias 27 e 28 em Otacílio Costa no Planalto Serrano.
            CURSOS EM JUNHO
No Norte ocorre o programa sorrindo no campo no dia 03. No período de 12 a 14 o município de Três Barras terá o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. Nos dias 24 e 25 os treinamentos em olericultura básica e soldador – arco elétrico com eletrodo revestido serão promovidos, respectivamente, em Garuva e Mafra. A capacitação em doma racional de equídeos será realizada no período de 24 a 28 em Major Vieira. Nos dias 26 e 27 o município de São Francisco do Sul terá a qualificação em culinária de peixes e frutos do mar.
            Para a região do Vale do Itajaí está programado o treinamento em operação e manutenção de ordenhadeiras nos dias 05 e 06 em Vidal Ramos. A capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias será realizada em Leoberto Leal nos dias 06 e 07. O município de Braço Trombudo receberá no dia 06 o curso de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. No período de 17 a 19 Massaranduba receberá a qualificação em cestaria e objetos decorativos com fibra de bananeira. O treinamento em primeiros socorros será ofertado em Apiúna nos 24 e 25.
Entre as capacitações programadas para a região Sul está a de inclusão digital rural – iniciação à informática nos dias 03 e 04 em Angelina. No 11 o curso de proteção de nascentes será desenvolvido em Anitápolis. O município de São Pedro de Alcântara terá nos dias 12 e 13 a qualificação em olericultura orgânica. O treinamento em fluxo de caixa da atividade rural será promovido em Araranguá no dia 13. A capacitação em processamento de carne de frango ocorrerá nos dias 25 e 26 em Passo de Torres. Nos dias 27 e 28 Turvo terá o curso de produção caseira de massas para congelamento.
Na Serra Catarinense a qualificação em tecnologia de aplicação de agrotóxicos será promovida em Bom Retiro nos dias 10 e 11. O município de São Cristóvão do Sul terá no período de 10 a 14 o curso de artesanato de crochê e tricô. Nos dias 13 e 14 ocorre em Otacílio Costa a capacitação em turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos. No dia 17 São Joaquim receberá a capacitação em plantio direto em campo nativo – regulagem e semeadura. O município de Alfredo Wagner terá nos dias 18 e 19 o treinamento de bordado em chinelos. Rio Rufino receberá nos dias 26 e 27 o curso de organização da propriedade rural – programa 5S.
 No Meio Oeste os cursos de confeitaria e operação e manutenção de roçadeira serão promovidos, respectivamente, nos dias 03 e 04 em Treze Tílias e Caçador. No período de 03 a 06 ocorre em Água Doce a qualificação de inseminação artificial em bovinos. O município de Ibiam terá no período de 10 a 14 o treinamento em doma racional de equídeos. A capacitação em artesanato de bordado será desenvolvida no período de 11 a 14 em Videira. Nos dias 25 e 26 o curso de casqueamento em bovinos será realizado em Abdon Batista.
Entre as qualificações previstas para a região Oeste está a de artesanato com pintura no período de 10 a 13 em São Domingos. Nos dias 12 e 13 Formosa do Sul terá o treinamento em produção caseira de massas para congelamento. O município de Entre Rios receberá nos dias 13 e 14 a capacitação em inclusão digital rural – informática básica 2. No dia 18 o curso de prevenção às deficiências na área rural ocorrerá em Vargeão. Xanxerê receberá nos dias 18 e 19 a qualificação em manejo de colmeia. Em Abelardo Luz ocorre nos dias 25 e 26 a capacitação em processamento de carne de frango.
Na região do Extremo Oeste o município de Santa Terezinha do Progresso terá no dia 03 o treinamento em prevenção de doenças crônicas. No dia 11 a capacitação em emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem) será desenvolvida em Guaraciaba. O curso em derivados de leite será promovido nos dias 11 e 12 em Anchieta. O município de Novo Horizonte terá nos dias 18 e 19 a qualificação em conservas de frutas, hortaliças e temperos. No período de 24 a 26 ocorre em São Lourenço do Oeste o treinamento em artesanato com fibras naturais. 

Veja também

Sebraetec: vinícola de Quilombo recebe credenciamento do MAPA21/09/22 A Vinícola Busnello, do município de Quilombo, no oeste catarinense, conquistou o credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que assegura a qualidade dos produtos entregues aos consumidores......

Voltar para (Blog)