Postado em 12 de Dezembro de 2022 às 17h00

Projetos do UniSENAI inovam e apresentam soluções ao mercado

Start, pré-incubadora foi implantada no UniSENAI - Campus de Chapecó após aprovação em edital de fomento da Fapesc

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
Projetos inovadores que solucionam problemas do setor industrial foram desenvolvidos por estudantes e docentes do UniSenai - Campus Chapecó. As ideias empreendedoras foram pré-incubadas na Start - pré-incubadora que foi implementada neste ano, após a aprovação de um projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Na última semana, os projetos desenvolvidos durante o ano foram apresentados e avaliados por uma banca. “O evento foi um fechamento desse ciclo e contou com a presença de representantes industriais que puderam contribuir com sugestões aos projetos expostos. Para 2023 lançaremos um novo edital e a comunidade acadêmica poderá participar com novas propostas. Agora a Start vai criando corpo e avaliaremos também a participação do público externo”, explicou a gerente do UniSENAI - Campus Chapecó, Josiane Betat da Silva.
O coordenador da Start, Ademir Capeletto, destacou a importância da parceria com a Fapesc para fortalecer projetos que resolvam problemas da indústria, o que está no DNA do UniSENAI. “O UniSENAI se preocupa não somente com a formação acadêmica, mas em proporcionar uma visão diferenciada do mercado para que, quando os estudantes atuarem nas indústrias ou como empreendedores, possam contribuir para o desenvolvimento e para que as empresas tenham um futuro promissor. Além disso, com a pré-incubadora também incentivamos o desenvolvimento do empreendedorismo”.
CONHEÇA OS PROJETOS
Os acadêmicos do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial Marlon Haupt e Daniel Wansing desenvolveram um projeto de iluminação para indústrias de alimentos para que se tenha luminosidade adequada no plano de trabalho, conforto visual, eficiência energética e melhor custo-benefício. A proposta é a criação de uma luminária hermética para comportar lâmpadas tubulares de led que reduz custos operacionais, de aquisição e de manutenção.
O “Projeto Drone, medição de fosso de elevadores/caixa de corrida” é a proposta dos estudantes Murilo Bonatto Candiago, Vinícius Ferreira Menezes e Isaias de Lima, do curso de Engenharia Mecânica. Eles explicaram que a medição dos fossos de elevadores é feita por profissionais em um ambiente com alto risco de acidentes. A utilização de drones para fazer a medição proporciona maior confiabilidade na medição, segurança do trabalhador, reduz o tempo gasto no processo e em equipamentos e funcionários e também evita modificações de trilhos e caixas dos elevadores por erros na medição.
Os acadêmicos Charlise da Fonseca e Éliton Tobias Delalibera, do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, apresentaram o “InnovanMeat com sabor de carne”. A proposta é o desenvolvimento de uma base vegetal para impressão de produtos análogos à carne, ou seja, um bife formulado a partir de proteínas vegetais impresso em 3D. Além de agregar duas tecnologias em crescimento, o alimento poderá ser personalizado conforme a necessidade da indústria e do consumidor, com fonte de fibras, proteínas e vitaminas.
O projeto “Biopack” foi desenvolvido pelas acadêmicas do curso Superior de Tecnologia em alimentos Indianara Cristina Dias Dias e Ligia Chitolina. O produto, inovador no mercado, é uma embalagem bioativa, com adição de óleo essencial produzida pelo processo de eletrofiação, para produtos cárneos resfriados. A embalagem reduz microrganismos e aumenta a vida útil de itens resfriados, mantendo suas características, além de diminuir a geração de resíduos sólidos e ser uma solução sustentável.
 
 
 
 
 
 

 

Veja também

Sindicont Chapecó promove palestra sobre legislação do IRPF de produtor rural04/10/19 O Núcleo de Estudos Contábeis Chapecó (NECC) do Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) promoveu, nesta semana, a palestra “Legislação do IRPF Produtor Rural”, com os auditores da Receita Federal de Joaçaba Sergio Luiz Garbin e Luiz Antônio Souza. A intenção foi esclarecer dúvidas dos contabilistas sobre a......

Voltar para (Blog)