Postado em 26 de Abril de 2019 às 17h08

Presidente da CDL Chapecó assume Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) Clóvis Afonso Spohr assumiu nesta sexta-feira (26) a presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Chapecó (CMDE) para o biênio de 2019/2020. A vice-presidência será ocupada pelo representante da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) Flávio Pasquali e o cargo de secretário será ocupado pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Thiago Felipe Etges.
O CMDE, instituído pela Lei nº 3.736/96, é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com competência de caráter deliberativo e atribuições específicas para analisar as solicitações de empresas interessadas nos incentivos e estímulos previstos na Lei.
Os incentivos fiscais podem ser concedidos mediante análise do Conselho e de comprovação de enquadramento na Lei, priorizando-se a quantidade de empregos oferecidos. Cabe ao conselho aprová-los ou rejeitá-los, aprovar o regulamento dos distritos industriais, administrar o Fundo Municipal de Desenvolvimento, acompanhar e fiscalizar o cumprimento da política municipal de desenvolvimento econômico e demais atribuições.
A Lei objetiva valorizar o trabalho humano, a livre iniciativa e o desenvolvimento de Chapecó de forma igualitária, observando os ditames da justiça social e assegura a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, trabalho, ofício ou profissão.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Chapecó, Márcio Ernani Sander, um dos objetivos do Conselho é dar oportunidade às entidades representativas do município que através dois seus membros possam receber, avaliar, encaminhar e decidir sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico de Chapecó. “Nessa pauta entram os incentivos fiscais e materiais, também são discutidas sugestões de alternativas econômicas e crescimento para o município. Além disso, o Conselho fomenta a participação das instituições em integração com a comunidade e, consequentemente, o poder público”.
Spohr declara que é uma responsabilidade e um desafio assumir a presidência de um Conselho Municipal, uma vez que todos os órgãos de caráter público representam a sociedade e a defesa dos direitos da comunidade. “Vamos trabalhar em conjunto com as demais entidades para contribuir da melhor maneira possível para o desenvolvimento e a expansão econômica de nosso município”. 

Veja também

ACIC sugere: compre do pequeno e fortaleça o negócio do seu bairro02/04 Os segmentos mais sensíveis aos efeitos econômicos do novo Coronavírus são aqueles onde normalmente se dá uma maior interação presencial com os clientes, como alimentação fora do lar, moda, varejo tradicional, construção civil, logística e transportes, peças automotivas, setor turístico, economia criativa (shows, teatros......
Sindicont Chapecó ressalta importância da contribuição sindical10/07 O Sindicont Chapecó lembra aos contabilistas que o vencimento da guia de contribuição sindical do exercício 2020 será no dia 30 de julho. A contribuição é aplicada a todos os profissionais da......

Voltar para (Blog)