Postado em 25 de Abril de 2023 às 17h17

Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade está com inscrições abertas

Lançamento da terceira edição ocorreu nesta terça-feira (25). Neste ano, além das categorias empresas e entidades, foi criada uma categoria para startups

Lançamento da terceira edição do Prêmio ocorreu nesta terça-feira

A sustentabilidade ganhou escopo e relevância na agenda corporativa, a partir da percepção da necessidade de visão de longo prazo para os negócios, mas foi sob o mantra do ESG (ambiental, social e governança) que as preocupações na área se fortaleceram. E foi com uma breve apresentação desse tema que foi lançada, nesta terça-feira (25), a terceira edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, em evento realizado na Cantina Cesec.
O Prêmio é organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e neste ano tem uma novidade: uma categoria para startups. O objetivo da premiação é reconhecer as empresas, entidades e startups associadas à ACIC com as melhores práticas sustentáveis.
Para o presidente da ACIC, Lenoir Broch, o Prêmio proporciona às empresas e entidades uma oportunidade competição saudável. “A sobrevivência das empresas também é uma questão de sustentabilidade e a ACIC promove isso e procura envolver os associados e toda a comunidade com esse tema. Temos projetos excelentes em Chapecó que podem ser apresentados e servirem de exemplo para outras organizações se engajarem, pois cada vez mais as empresas precisam entender a necessidades de investir nas áreas sociais, econômicas e ambientais”.
O reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, destacou que o Prêmio é importante não apenas para reconhecer as empresas e entidades, mas também para deixar essas ações registradas. “É um pouco da caminhada dessas organizações e do diferencial que fazem para a sociedade que ficarão na história. Isso é fundamental porque todas as empresas atuais têm relação direta com a questão econômica, mas também com as questões sociais e ambientais. Esse tripé é um conjunto necessário para que a sociedade se desenvolva e consiga dar melhores condições para as pessoas que vivem na região”.
            ESG
A advogada Loraine Bender, que tem atuação na área corporativa, com ênfase em direito ambiental e regulatório, explanou sobre “O que o ESG pode dizer à sua empresa”. O tema ESG ganhou força em 2004 em reunião entre representantes da PNU e da indústria financeira, que gerou o relatório “Who cares win” (Quem se importa ganha). “Ao longo do tempo, a temática tem evoluído com o Pacto Global da ONU, estruturando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS”, frisou.
Loraine enfatizou que pensar em ESG é importante por diversos motivos. Entre eles: os consumidores estão exigindo das empresas compromisso com os princípios de sustentabilidade, com ações e resultados, não somente narrativas; é uma forma de incluir questões ambientais, sociais e de governança nas análises de risco e na tomada de decisão de investimentos, contratações e compras públicas ou privadas; o tema interessa e envolve diferentes stakeholders, transcendendo a área de investimentos; investir em ESG virou um imperativo para as marcas que pretendem crescer.
A advogada citou exemplos dos três pilares do ESG: ambiental, social e de governança, explicou sobre regulamentações jurídicas da ESG e sobre etapas para sua implementação dentro das empresas.
            INSPIRAÇÃO
            Para inspirar as organizações, foram apresentados dois cases de empresas que receberam o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade na última edição, realizada em 2021. Um deles é o trabalho realizado pelo Colégio Dom Bosco, que desde 2009 implantou em seu currículo a Educação Ambiental como princípio norteador na formação da consciência de sensibilidade socioambiental. Em 2021, a Educação Ambiental passou a se chamar Cidadania e Meio Ambiente, incorporando valores éticos e morais para o exercício da cidadania, visando a formação de seres humanos mais conscientes e responsáveis no convívio social, no trânsito e na valorização da vida. A diretora Annelise Schmidt e a professora Juliana S. de Souza explanaram sobre diversos projetos realizados com os alunos.
O analista de compliance do Núcleo de Governança Corporativa (NGC) da Unimed Chapecó, Everton de Andrade, falou sobre governança corporativa, compliance e processos gerenciais e de aculturamento na cooperativa médica. Foi estruturado o NGC, que integra diversos temas relacionados à governança, como auditoria interna e gestão de riscos corporativos. Essa iniciativa conta também com área específica para o compliance. Foi criado também um Programa de Integridade que reúne um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades. O mesmo prevê, ainda, a aplicação efetiva do código de ética e conduta da instituição, incluindo políticas, normativas e diretrizes. O propósito é prevenir, detectar e corrigir irregularidades, fraudes, corrupção e atos lesivos ao patrimônio da Unimed Chapecó, bem como ações em desconformidade com as legislações vigentes, especialmente no tocante ao combate à corrução, à fraude e à lavagem de dinheiro.
SOBRE O PRÊMIO
O professor da Unochapecó e nucleado do Núcleo de Sustentabilidade, Sady Mazzioni, explicou o regulamento da terceira edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade, que contempla três categorias: empresas associadas à ACIC, entidades associadas à ACIC e startups. As entidades e startups serão avaliadas em categoria única e as empresas separadas por porte: micro e pequena empresa, média e grande empresa. Cada uma poderá inscrever apenas um relato de prática sustentável. A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Taise Perondi, sublinhou que, independentemente do seu tamanho ou segmento, todas as organizações podem desenvolver ações de sustentabilidade e participar do Prêmio.
As inscrições seguem até o dia 15 de maio e podem ser feitas exclusivamente via internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico constante no sítio eletrônico da ACIC: https://www.acichapeco.com.br/premio-sustentabilidade. A homologação será realizada no dia 22 de maio e a apuração dos resultados em 23 de junho. O evento de premiação das vencedoras – com a divulgação das empresas e entidades premiadas e a entrega dos troféus – será dia 18 de julho, às 19h30, no Salão Nobre da Unochapecó.
Mais informações com os integrantes do Núcleo ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos@acichapeco.com.br.  
O Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade deste ano tem patrocínio do Grupo Eko’7, Engechap, Floraoeste Engenharia, Grupo GV Grandes Valores, Nord Electric e Sicredi.

Prêmio é organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade da ACIC e pela Unochapecó

Lenoir Broch frisou que o Prêmio proporciona às empresas e entidades uma oportunidade competição saudável

Claudio Jacoski destacou que o Prêmio é importante para reconhecer as empresas e entidades e para deixar essas ações registradas

Inscrições seguem até o dia 15 de maio

Loraine Bender explanou sobre o que o ESG pode dizer à sua empresa

Juliana S. de Souza e Annelise Schmidt explanaram sobre diversos projetos do Colégio Dom Bosco

Everton de Andrade falou sobre governança corporativa na Unimed Chapecó

Representantes da ACIC e da Unochapecó

Integrantes da comissão organizadora

Veja também

Voltar para (Blog)