Postado em 12 de Abril de 2019 às 17h53

Neste sábado, dia 13: Chapecó, Pinhalzinho e Maravilha promovem o Dia da Família na Escola

Objetivo é sensibilizar pais, alunos e familiares sobre a importância da participação na vida escolar

O Dia da Família na Escola tem objetivo de conscientizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos, com acompanhamento da família na vida escolar. As atividades em todo o Estado ocorreram no último fim de semana e, em Chapecó, Pinhalzinho e Maravilha serão neste sábado (13).
Em Chapecó, as atividades serão realizadas no SENAI, das 13h30 às 16h30, com gincana da família, reflexão com os pais sobre as atividades que fazem com os filhos sobre orientação profissional, troca de livros, mateada e brinquedos infláveis. O Sistema FAESC/SENAR promove, a partir das 13h, na Escola Básica Municipal Andrei Marafon, no bairro Explanada, uma gincana: os alunos que levarem o maior número de familiares serão premiados. Os três primeiros colocados receberão uma cesta de produtos coloniais e o primeiro lugar ganhará um quadro com uma foto especial do evento. Também será feito plantio de árvores, haverá cama elástica e algodão doce.
A Rede Municipal de Ensino de Chapecó está programando inúmeras ações. A Escola Básica Municipal Andre Marafon já realizou suas atividades no último sábado (06), mas as demais 83 instituições de ensino municipais terão atrações neste sábado (13). Entre as atividades programadas estão: apresentações artísticas, palestras, oficinas, corridas, exposições de fotos antigas, oficinas, atividades recreativas, confraternizações, teatro, contação de história e dinâmicas.
Oficinas temáticas nas Salas Maker, atividades e desafios entre pais e filhos, saúde e bem-estar e mateada integram a programação em Pinhalzinho, no SESI, das 14h às 16h. Em Maravilha será no SENAI, das 14h às 16h, com oficinas, mateada, divulgação de cursos e visitação aos espaços da unidade. Nesta sexta-feira (12) o Dia da Família na Escola ocorre no SENAI de Abelardo Luz, às 19h, com a atividade Família na Escola Conversa Legal.
O Dia da Família na Escola, celebrado sempre em abril, virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação. Participam escolas do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), além das unidades da rede pública (municipal e estadual). Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da FIESC, apoiam a iniciativa as federações de trabalhadores, Fecomércio, FAESC, Fetrancesc, Undime-SC e Secretaria de Estado da Educação. 
De acordo com o vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, a maior participação dos pais na vida escolar dos filhos contribui muito para o aprendizado. “O Dia da Família na Escola é uma importante oportunidade para chamar a atenção para isso”.
A falta de atratividade é um dos principais fatores que afastam os estudantes das escolas (40%), de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas, com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD). Outra pesquisa realizada pela MenCare, organização que está presente em mais de 30 países, diz que filhos se tornam mais bem-sucedidos e felizes quando seus pais participam de forma ativa em sua educação. O relatório fala da importância da participação nas tarefas diárias das crianças e constata que os próprios pais também apresentam melhores índices de saúde física e mental quando são mais presentes na vida dos filhos. As crianças melhoram o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar.

Veja também

Voltar para (Blog)