Postado em 30 de Abril de 2019 às 16h21

Empresários do setor de tecnologia palestram para acadêmicos na Unoesc Chapecó

Atividade teve por objetivo aproximar estudantes do mercado de trabalho na região. Iniciativa teve apoio da Deatec

Demonstração da realidade do mercado de trabalho na área de tecnologia na prática, a necessidade de estar preparado para o mercado de trabalho e as oportunidades existentes no setor. Essas foram algumas das conclusões dos acadêmicos dos cursos Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, da Unoesc Chapecó, após atividade realizada no fim de semana, com objetivo de aproximá-los das empresas e demandas regionais. A iniciativa teve apoio da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
            Profissionais das empresas Desbravador, Raffinato Sistemas e Infogen palestraram para os acadêmicos e falaram sobre o mercado de trabalho em Chapecó e região. Para o estudante Orlando da Silva, a palestra da Desbravador demonstrou um alto nível de entendimento técnico e prático do cotidiano da empresa. “Conseguiram demonstrar o quanto é bom trabalhar na área de TI. O representante da Raffinato realizou uma ótima palestra, divertida. Deixou claro as oportunidades que nós, alunos, podemos ter na área de sistemas de informação. A palestra da Infogen foi muito incentivadora, pois foi a que mais demonstrou a realidade de um programador dentro da empresa”, relatou.
            O estudante Leandro Alberto Marcon concluiu que cada vez mais as empresas contratam profissionais qualificados para fazer parte do seu quadro funcional. “Com isso, percebemos a importância de buscar conhecimentos teóricos e práticos para se qualificar e concorrer às vagas disponibilizadas pelas empresas. O conhecimento é fundamental em nossa vida. Foi possível perceber como o mercado está evoluindo e cada vez mais procurando pessoas com perfil para atender essas demandas”.
            Para o sócio e diretor comercial da Raffinato, Elias Ricardo Tasca, a iniciativa foi produtiva tanto para os acadêmicos como para as organizações. “Os estudantes puderam conhecer as empresas da cidade e região, saber o que fazem e perceber que em Chapecó e Oeste existem oportunidades dentro da carreira que estão construindo. Um dos assuntos que abordamos foi em que áreas podem trabalhar, pois às vezes o acadêmico de sistemas de informação acha que só vai trabalhar com programação. Hoje em dia a área de desenvolvimento de softwares abre uma série de possibilidades”. De acordo com Tasca, a atividade foi importante para as empresas por ser uma oportunidade de interagir com a comunidade e contribuir com a área acadêmica. “Além disso, foi possível prospectar profissionais, pois existe uma demanda crescente. Foi um momento excelente”.
De acordo com o coordenador dos cursos, Tiago Zonta, a intenção é aproximar os acadêmicos ingressantes nos cursos da realidade e demandas regionais. A atividade integrou uma exigência nos currículos das universidades de horas para Atividades Práticas de Ensino e Extensão (APEE). “O objetivo está relacionado tanto com a motivação como também com a visualização de carreira dos acadêmicos. Nessa primeira atividade, os estudantes ficaram bem motivados. Os resultados foram além do que imaginávamos”, frisou Zonta.
O presidente da Deatec, André Telöcken, enfatizou que as empresas estão sempre em busca de bons profissionais e que há vagas disponíveis em Chapecó e região. O município é um dos principais polos de empresas de tecnologia do Estado e é reconhecido como um dos maiores polos do Brasil de startups por média populacional. “Daqui saem soluções de ponta que atendem as mais distintas áreas em todo o Brasil. O segmento possui empresas que comercializam produtos no País, além de exportar, trazendo riqueza e contribuindo para o desenvolvimento do município”.

Veja também

Startups do oeste participam de programa de capacitação do Sebrae/SC13/03 Durante oito meses dez empresas da região oeste catarinense terão acesso à workshops e mentorias presenciais e on-line gratuitas, que ocorrerão de maneira simultânea em quatro municípios: Chapecó, Blumenau, Joinville e Florianópolis. A ação faz parte do programa de capacitação Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC, que selecionou 50......
Projeto oportuniza diagnóstico energético em empresas rurais11/06/19 O projeto para realização do diagnóstico energético feito para verificar a realidade das instalações elétricas, o consumo de energia e as questões de segurança é o primeiro passo da......

Voltar para (Blog)