Postado em 17 de Outubro de 2023 às 15h45

Ecossistema em evolução: foi debatido no Parque Desbravalley

Projeto do Sebrae/SC auxilia empresas no processo de evolução tecnológica 

No encerramento do painel, foi ressaltado a importância do Parque Desbravalley durante a feira. 

Unir objetivos, atividades e forças produtivas para fomentar a inovação são alguns dos principais objetivos das Governanças Setoriais do Plano de Ecossistema Local de Inovação de Chapecó, apresentado pelo Sebrae/SC no Parque Desbravalley, durante a recém-encerrada Efapi 2023. O bate-papo foi mediado pela atora do ecossistema integrante da Governança Setorial de saúde Juliane Felipeti, e contou com a presença dos atores do ecossistema que representam as Governanças Setoriais: de máquinas e equipamentos Fabio Araldi, do Agronegócio Matheus Jacobus, do representante da GT Saúde Felipe Nascimento, e o ator da tecnologia da informação e comunicação (TIC) Rodrigo Holl.
Segundo a fala de Araldi, o setor de máquinas e equipamentos está entre os setores que mais geram economia e empregos em Chapecó. Um exemplo citado é a MercoAgro, que leva máquinas da cidade pelo mundo. “Hoje estamos entre os líderes em máquinas agrícolas, sendo referência. O potencial que temos já é grande, expandindo em nível de Brasil e do mundo. Uma das dificuldades para o setor de máquinas é encontrar mão de obra especializada para o trabalho”, explicou Araldi.
De acordo com Jacobus, o setor do agronegócio é um grande impulsionador da economia. “O agro tem um potencial econômico que é o maior da região, hoje Chapecó está investindo em tecnologia e automação, tecnologias que fornecem agilidade e colocam rapidamente a cidade em um outro nível”, comentou Jacobus.  
O gerente regional do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, ressalta que a permanência na agricultura é um desafio, e a tecnologia é fundamental nesse processo. “Para incentivar as novas gerações a permanecer no campo são necessárias novas formas de trabalho, e a tecnologia é uma delas, aliada com o conhecimento e instrução necessária para motivar os jovens”, pontua Trennepohl.
Holl explica que o trabalho atual é a união das empresas com a tecnologia. “Esse projeto que o Sebrae/SC faz com as empresas tem um papel importante de juntar as áreas tecnológicas para que consigam circular e proporcionar uma evolução. Estamos todos juntos por um mesmo propósito”, afirmou Holl.
Segundo Nascimento,a evolução tecnológica no ramo da saúde, com máquinas modernas, agiliza os exames. “Assim como no agro, no ramo empresarial e outros setores, a saúde vem se aperfeiçoando com a evolução tecnológica, o que permite mais rapidez e exatidão nos exames”, explicou.
Para a Agente Local de Inovação no Sebrae/SC, Alana Patrícia da Silva, é de extrema importância o planejamento estratégico que vem sendo realizado pelas governanças setoriais. “Durante o último ano as governanças setoriais executaram ações estratégicas com foco no desenvolvimento tecnológico dentro dos setores priorizados do Ecossistema. As ações executadas foram projetadas e executadas levando em considerações as oportunidades e demandas de cada setor, isso faz com que as ações sejam assertivas e tragam resultados significativos tanto para os setores e como para o desenvolvimento do Ecossistema”, ressaltou Alana.
No encerramento do painel, foi ressaltado a importância do Parque Desbravalley durante a feira, que possibilitou reunir as pessoas que estão em busca de conhecimento, com palestrantes ricos em conhecimento.
 
 
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site  
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Voltar para (Blog)