Postado em 17 de Abril às 16h03

ACIC no Legislativo: Câmara de Chapecó aprova projeto que premia empresas e pessoas que investirem em cultura

Selo Municipal Amigo da Cultura faz homenagem ao ex-prefeito Milton Sander

Os vereadores de Chapecó aprovaram na sessão da Câmara dessa terça-feira (16) o projeto do Executivo 47/19 que institui o "Selo Municipal Milton Sander Amigo da Cultura". A lei premiará anualmente as empresas ou pessoas físicas que investirem e contribuírem com a cultura do município. A entrega do selo será feita todo ano, sempre no dia 30 de abril.
O projeto presta homenagem ao ex-prefeito Milton Sander, que criou a Escola de Artes de Chapecó, por meio da Lei Municipal número 52, de 1 de junho de 1979. Sander morreu no início deste ano por insuficiência renal crônica.
A Câmara também aprovou, em segunda votação, o projeto 50/18, de autoria do vereador Valdemir Stobe (PTB), que denomina três vias públicas no Loteamento New Villas II, Bairro Autódromo, com os nomes de Vanda Rosa Tonin Felippi, Dércio Roberto Rosa e Dayse Maria Maciel Camargo.
REQUERIMENTO
Os vereadores aprovaram, ainda, requerimento 96/19, de autoria do vereador Cleiton Fossá (MDB), cobrando do governo municipal a relação dos poços perfurados pela Prefeitura no interior do município.
REDE FEMININA NA CÂMARA
A sessão dessa terça recebeu a visita das vice-presidentes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó, Rita Angela Orlandi e Claci Fontana, para falar do trabalho prestado pela entidade que tem 37 anos no município.
As dirigentes da Rede Feminina abordaram a campanha nacional de combate ao câncer que acontece anualmente em abril. Em 2019, o tema da campanha é “Preciso Viver”, alertando a população sobre a necessidade da prática de hábitos saudáveis para promoção de saúde e prevenção do câncer.
Outro tema levantado pela campanha é a obrigatoriedade do SUS em fazer o primeiro tratamento de câncer no prazo de 60 dias na rede pública de saúde. É uma medida para agilizar o acesso à saúde e garantir mais chances de tratamento e cura. 
“Todos têm direito ao tratamento adequado fornecido pelo poder público, desde o mais simples até o mais complexo. Nosso trabalho continua durante todo o ano, com a realização de exames, campanhas nas escolas e nas ruas para prevenção de todos os tipos de câncer”, ressaltou Rita.
A Rede Feminina de Chapecó tem 15 funcionários, cinco deles cedidos pelo município, e 60 voluntárias. Só em 2018, a entidade realizou mais de 13.600 exames Papanicolau e clínicos na maior cidade do Oeste e hospedou na Casa de Apoio 1.999 mulheres e mais de 750 crianças.
INDICAÇÕES
A sessão também aprovou seis indicações dos vereadores para melhorias na infraestrutura do município, como patrolamento, cascalhamento, manutenção de vias e instalação de faixa de pedestres e lombadas.
ACIC NA CÂMARA
As sessões do Legislativo no ano estão sendo acompanhadas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A iniciativa convida voluntários e comunidade em geral para participar das sessões e fiscalizar o trabalho dos vereadores. Até o momento, mais de 40 projetos estão em tramitação na Câmara.
Nesta quarta-feira (17), às 16h, a Câmara faz a última sessão de abril, retornando no dia 6 de maio, no mesmo horário.

Veja também

FIESC anuncia homenageados da Ordem do Mérito Industrial29/04 Os nomes de Glauco José Côrte (Florianópolis), Leonardo Fausto Zipf (Jaraguá do Sul) e Sidney Haroldo Teruo Ogochi (São Carlos) foram aprovados para reconhecimento, que será prestado em 24 de maio; Rui Altenburg (de Blumenau) receberá comenda da CNI...

Voltar para (Blog)