Postado em 28 de Abril às 10h51

Aurora Coop fortalece estrutura de capacitação para bem-estar animal e produção sustentável

Os treinamentos em bem-estar animal são conduzidos, prioritariamente, por consultorias externas especializadas, credenciadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. (Foto: arquivo/ Aurora Coop)

Terceiro maior grupo agroindustrial brasileiro da proteína animal, a Aurora Coop  mantém um compromisso sólido com a excelência e a sustentabilidade ao investir em uma estrutura robusta de treinamentos em bem-estar animal. A iniciativa contempla colaboradores, produtores integrados e prestadores de serviço, assegurando que as melhores práticas de manejo sejam aplicadas em todas as etapas da cadeia produtiva. 
A Aurora Coop promove treinamentos regulares que abrangem desde a criação até o transporte dos animais. Para garantir a qualificação contínua de todos os profissionais envolvidos no manejo de animais vivos, os treinamentos são formalmente estruturados no Sistema de Recursos Humanos da cooperativa e são obrigatórios. Essa estrutura contempla colaboradores da indústria e do sistema produtivo, empresários rurais e terceiros.
Os treinamentos são conduzidos, prioritariamente, por consultorias externas especializadas, credenciadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), conforme estabelecido pela Instrução Normativa 12/2017. Todos os participantes recebem certificação oficial (Oficiais de Bem-Estar Animal) e os colaboradores capacitados são preparados para replicar os conhecimentos adquiridos, ampliando o impacto da formação ao longo de toda a cadeia produtiva.
Além disso, a Aurora Coop conta com uma equipe técnica altamente qualificada, composta por aproximadamente 500 profissionais, incluindo médicos veterinários, zootecnistas e técnicos agrícolas. Essa equipe é responsável pela disseminação de conhecimentos atualizados e pelo monitoramento das práticas de bem-estar animal tanto no campo quanto na indústria.
O vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, Marcos Antonio Zordan, assinala que “a cooperativa também mantém um setor exclusivo de bem-estar animal, formado por zootecnistas, médicos veterinários e engenheiros agrônomos. Esses profissionais atuam diretamente na implantação, manutenção e disseminação do Programa de Bem-Estar Animal, assegurando a implementação das melhores práticas em toda a cadeia produtiva”.
MATERIAIS E MANUAIS
Para reforçar o aprendizado, a Aurora Coop desenvolve materiais didáticos e manuais de produção que trazem diretrizes específicas sobre manejo e bem-estar animal. Esses documentos são periodicamente revisados para alinhamento com as legislações vigentes e as inovações do setor. Todas as boas práticas de produção envolvem um conjunto de manejos que estão diretamente relacionados a promoção do bem-estar animal.
Isso inclui alimentação e água de qualidade, instalações projetadas para promover conforto térmico, cuidado com a saúde dos animais e, principalmente, a conscientização dos manejadores em promover o tratamento adequado para os animais. Além de ser uma questão ética é também moral e é prioridade dentro do sistema produtivo da cooperativa.
Além disso, a Aurora Coop disponibiliza cartilhas orientativas sobre procedimentos de bem-estar animal, oferecendo diretrizes para adaptação, implementação e orientação. Algumas são especificas por espécie de atuação como, cartilha de Gestação Coletiva, do Motorista transportador de Suínos e Aves, de Acidentes com Carga Viva, entre outras. “Esses materiais garantem que todos os envolvidos no sistema produtivo compreendam e apliquem as melhores práticas, promovendo mais conforto e qualidade de vida aos animais e às pessoas envolvidas, durante todo período de criação até o momento do abate”, explica o vice-presidente.
MONITORAMENTO E AUDITORIAS
A Aurora Coop realiza auditorias internas e externas periódicas para assegurar a conformidade com as diretrizes do programa, considerando as particularidades de cada espécie.
Um exemplo é o Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora (PRSA), que certifica e bonifica produtores que atendem a rigorosos critérios nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, incluindo os requisitos de bem-estar animal. O PRSA abrange todo o sistema de produção de suínos, aves e leite, reforçando o compromisso da cooperativa com a sustentabilidade e a melhoria contínua.
“Ao investir na capacitação de seus colaboradores e parceiros, a Aurora Coop não apenas fortalece o bem-estar animal, mas também reforça sua responsabilidade social e ambiental. Essa abordagem integrada contribui para a produção de alimentos de alta qualidade, fortalece a transparência da cooperativa e consolida sua posição como referência em práticas sustentáveis no setor agroindustrial”, realça Zordan.
 

Os treinamentos em bem-estar animal contemplam colaboradores, produtores integrados e prestadores de serviço, assegurando que as melhores práticas de manejo sejam aplicadas em todas as etapas da cadeia produtiva. (Foto: arquivo/ Aurora Coop)

Veja também

Palma Sola busca habilitação no Mapa do Turismo Brasileiro17/02/22   A Administração Municipal de Palma Sola, no extremo oeste catarinense, está cadastrando o município no Mapa do Turismo Brasileiro, que tem por objetivo orientar a atuação do Sistema Nacional do Turismo no desenvolvimento, regionalizado e descentralizado, das políticas públicas nos territórios identificados. Essa iniciativa é orientada......
SC terá mais de 330 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro 23/11/22 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), divulgou a lista de cursos gratuitos do mês de dezembro.......

Voltar para (Blog)