Postado em 19 de Outubro de 2021 às 09h00

Aurora Coop atualiza informações sobre a política de bem-estar animal

Preocupação com bem-estar animal é prioridade na Cooperativa

A preocupação com o bem-estar animal é uma prioridade histórica da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) – terceiro conglomerado brasileiro da indústria da proteína animal, uma das primeiras empresas do País a aderir ao Programa Nacional de Abate Humanitário, em 2009.
Agora, atendendo orientações dos relatórios anuais da BBFAW (Business Benchmark on Farm Animal Welfare) e em atenção às recomendações do Welfare Quality, a Aurora Coop acaba de reformular sua página de bem-estar animal no site oficial www.auroraalimentos.com.br/bem-estar-animal.
Entre os conteúdos editados e acessíveis ao público estão a preocupação com o uso frequente de antibióticos, a prevenção das mutilações e a transição para sistemas de produção mais evoluídos.
         Os programas Suíno Ideal e Frango Aurora definem as boas práticas de produção e trazem orientações sobre os cuidados com o uso rotineiro de antibióticos. Por outro lado, a Cooperativa Central participa ativamente de fóruns de discussões sobre o tema junto às entidades do setor, incentivando a área técnica ao uso racional e consciente daquelas substâncias. Nesse aspecto, a Aurora Coop cumpre rigorosamente as diretrizes dos mercados internacionais mais exigentes.
     Outra preocupação é a prevenção de mutilações, conforme estabelece a Instrução Normativa 113, de 16 de dezembro de 2020, do Ministério da Agricultura. Essa atividade é priorizada e valorizada pecuniariamente nos programas de boas práticas de produção. Ações de orientação, treinamento e penalização resultam na redução e eliminação das mutilações. A adoção maciça da imunocastração em toda a criação intensiva de suínos é uma das inovações que contribui para o bem-estar dos animais.
         A Aurora Coop avança no compromisso de transição para sistemas que promovem maior bem-estar animal. Testemunho dessa evolução é a migração contínua do sistema de alojamento de matrizes suínas de box para baias coletivas. Outro exemplo é a a construção, em 2019, da Unidade de Disseminação de Genes estruturalmente desenvolvida em sintonia com os novos conceitos e recomendações de segurança e conforto aos suínos.
         Todos os novos projetos estão subordinados a esse mesmo padrão construtivo e aos conceitos de Welfare Quality.
         Para obter a adesão de toda a cadeia produtiva, a Cooperativa Central Aurora Alimentos inseriu nos contratos de fornecimento com as cooperativas filiadas e com os produtores rurais o compromisso do cumprimento das recomendações técnicas descritas nos manuais de boas práticas de produção. Essa situação é frequentemente auditada, notificada e/ou premiada por meio de programas oficialmente instituídos pela Aurora Coop.
         A efetiva implementação das práticas de bem-estar animal exige o comprometimento de todos os atores envolvidos no processo produtivo com animais vivos. O engajamento da cooperativa nessa política está expresso nos manuais de produção, na criação do comitê de bem-estar animal, na contratação de profissionais com dedicação exclusiva e na capacitação de todos os envolvidos.
         Essa postura corrobora a missão e a visão da Cooperativa de valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo com excelência e de forma alinhada com o seu propósito “cuidar de cada um para despertar a prosperidade de todos”.

Veja também

FIESC entrega Ordem do Mérito Industrial dia 22 de outubro21/09/21 Serão homenageados os industriais: Fernando Cestari de Rizzo, Gelson Dalla Costa, Júlio André Ruas Tedesco (in memoriam), Sirivaldo José Barbieri, Salézio José Martins, Ricardo Minatto Brandão, além de......
Doce Natal de Caibi será lançado nesta terça-feira21/10/19 A Prefeitura Municipal de Caibi, em parceria com o Sebrae/SC e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), lança oficialmente nesta terça-feira (22), às 20 horas, a programação do “Doce Natal Caibi: o segredo é......

Voltar para (Blog)