Postado em 29 de Novembro de 2023 às 14h39

ATeG Apicultura promove Dia de Campo em Porto União

Apicultores de Porto União e região participaram de Dia de Campo promovido pela ATeG.


 

Manejo produtivo, produção e comercialização de própolis foram os principais tópicos do Dia de Campo realizado na última semana, em Porto União, pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco na Apicultura. A iniciativa ocorreu na comunidade de Santa Maria e foi desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Irineópolis, presidido por Francisco Eraldo Konkol. 
Apicultores de Porto União, Irineópolis e demais municípios da região participaram do Dia de Campo onde o apicultor Celso Dionisio Drosdoski, o maior produtor de própolis da região, apresentou as principais técnicas de manejo produtivo realizadas em sua propriedade. O evento foi acompanhado pela técnica de campo da ATeG, Franciélli Cristiane Gruchowski Woitowicz e pelos supervisores técnicos Taiane Caroline Plautz Pscheidt e Rafael Loregian, que afirmaram o sucesso do dia de campo e a satisfação dos participantes.
A Assistência Técnica e Gerencial possibilita aos apicultores o acompanhamento em todas as etapas de produção, desde atividades de campo até processos gerenciais. Durante dois anos, os técnicos fazem visitas mensais aos produtores e auxiliam na evolução das propriedades. A coordenadora do programa em SC, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, explica que o acompanhamento é personalizado com uma metodologia que contempla diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados.
CENÁRIO DA ATEG APICULTURA NO ESTADO
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a ATeG na área apícola atendeu, no período de 2016 a 2023, 756 propriedades em 103 municípios, totalizando mais de 48 mil horas de consultoria. “Neste ano estamos trabalhando com 17 grupos que contabilizam 520 produtores em atendimento e o objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho que muito nos orgulha com tantos resultados positivos”.
Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, a evolução da apicultura de Santa Catarina é significativa e a iniciativa está transformando as propriedades com um eficiente controle da nutrição, sanidade, genética, análise de gestão, manejos dos espaços, entre outros. “Nossas expectativas para o ano foram superadas e temos a certeza de que os indicadores seguirão aumentando com mais produtividade, inovações e incremento na renda das famílias”.

 Celso Dionisio Drosdoski, o maior produtor de própolis da região, apresentou as principais técnicas de manejo produtivo realizadas em sua propriedade.
 

Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco na área apícola trabalha, neste ano, com 17 grupos que contabilizam 520 produtores em atendimento.

Veja também

Sala do Empreendedor de Marema alerta MEIs sobre Declaração Anual21/01/22 Todos os microempreendedores individuais (MEIs) devem entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), alerta a Sala do Empreendedor de Marema, no oeste catarinense. A iniciativa é viabilizada por meio do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC. A prestação de serviço aos empreendedores......

Voltar para (Blog)