Postado em 10 de Março de 2020 às 15h11

Artrose: sinais de alerta da destruição progressiva dos tecidos das articulações


Rigidez e diminuição da mobilidade articular, perda de flexibilidade e rangidos e estalos nas articulações. Esses são sinais da artrose, que é a destruição progressiva dos tecidos que compõem as articulações (que permitem a mobilidade dos ossos), levando à instalação progressiva de dor, deformação nos ossos, alterações dos músculos e limitação dos movimentos, explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann
O atrito entre os ossos, ou seja, seu desgaste é silencioso e não produz qualquer sintoma. A dor da artrose é o resultado do atrito direto dos ossos entre si e aparece quando parte da camada protetora já desapareceu. A doença é mais frequente nos homens antes dos 50 anos de idade. Após essa faixa etária, as mulheres passam a ser as vítimas, acometendo principalmente as articulações das mãos, pés e joelhos.
“A doença tem uma evolução lenta, mas progressiva e ocorre quando nossas cartilagens articulares, responsáveis pelos movimentos das articulações, envelhecem ou se degeneram. Pode acontecer em qualquer parte do corpo humano, desde as pequenas articulações até as grandes como quadril, joelho, tornozelo e coluna vertebral, áreas importantes para a independência física”, destaca o médico.
De acordo com Reichamann a artrose resulta de inúmeros fatores, como as denominadas de ideopatas (que não possuem motivo certo ou conhecido) ou causadas por traumatismos, mal alinhamento dos membros e pelo uso por longo período de medicamentos.
“Há vários graus de artrose, da fase um até a quatro e, por isso, há vários tipos de tratamento. Na fase inicial recomendo anti-inflamatório, atividades físicas de baixo impacto, alongamentos, suplementos alimentares para aumentar o líquido sinovial responsável pela lubrificação das juntas, reforço muscular e correção dos hábitos de postura. Nos casos mais graves indicado a substituição articular por próteses, na qual é feita o recapeamento da superfície mecânica para devolver o movimento e retirar a dor do paciente, que é a principal queixa”, explica o médico.      
É comum o processo de artrose estar associado com osteoporose (enfraquecimento dos ossos provocado pela perda de cálcio, que também aumenta o risco de fraturas). O médico orienta que, para minimizar os problemas articulares e dos ossos na terceira idade é preciso seguir algumas regras e tomar alguns cuidados. “Movimento é sinal de saúde para as articulações e então devemos nos preocupar em preservar a amplitude de movimentos das articulações”, enfatiza. De acordo com Reichmann o que deve ser evitado a qualquer custo são atividades físicas de alto impacto, obesidade, dietas pobres em cálcio, sedentarismo, esportes de contato e calçados que não sejam emborrachados.

Veja também

Workshop da CDL Chapecó capacita para a formação de líderes de alta performance26/05/22 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) promoveu nesta quarta-feira, dia 25,o curso sobre Liderança. A iniciativa teve por objetivo auxiliar no desenvolvimento de comportamentos e atitudes para a formação de líderes com a mais elevada performance. A capacitação foi ministrada por Édipo Vaccaro – mentor de líderesque desde 2015......
Sicredi lança atendente de videochamada em libras para WhatsApp31/05/22 Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no atendimento, instituição financeira cooperativa é a primeira a oferecer essa nova solução desenvolvida pela Botmaker integrada ao......

Voltar para (Blog)