Postado em 19 de Novembro de 2020 às 16h05

Núcleo do Agronegócio transmitirá informações sobre o setor

Projeto iniciará em março de 2021

Representatividade, conscientização, qualificação, liderança, comunicação e empreendedorismo. Esses serão os pilares estratégicos trabalhados a partir de março de 2021 pelo projeto Núcleo do Agronegócio, no município de Seara, no oeste catarinense. A iniciativa é da Associação Empresarial local (ACIS), com apoio do Sebrae/SC, e visa fortalecer o ambiente empreendedor rural regional, desenvolver novas lideranças e contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos participantes.
A intenção dos promotores era implantar a iniciativa ainda neste ano, porém a pandemia da covid-19 prejudicou os trabalhos. Nos próximos meses o projeto será adequado com novo cronograma de execução. Os alinhamentos foram abordados em recente reunião com os parceiros da iniciativa. Representaram o Sebrae/SC o gerente regional no oeste e no extremo oeste Udo Martin Trennepohl e a consultora regional oeste pelo Programa Empreender Lenir Peres Pavan. Pela ACIS, participaram o presidente Adilson Mattiello, a vice-presidente do agronegócio Cristiane Veruch e a gestora executiva Sandra Meira.
“O objetivo do projeto é desenvolver ações que busquem disseminar as informações sobre agronegócio aos jovens searaenses e dos municípios próximos. Entre as temáticas previstas estão as potencialidades de expansão do setor, influências socioeconômicas e oportunidades de inovações. Queremos proporcionar conhecimento para que os jovens se sintam mais seguros a respeito de sua permanência no setor”, comentou a consultora.
De acordo com Mattiello, os índices de êxodo rural têm se elevado a cada ano. “Estudos relevam que dos empreendimentos rurais ativos no Brasil apenas 14% sobrevivem até a terceira geração. Esse é um dado alarmante para o setor do agronegócio, que registra crescimentos consideráveis nos últimos anos em relação ao Produto Interno Bruno (PIB). Então, em paralelo a força do setor existem diversos questionamentos sobre os desafios enfrentados na sucessão familiar, a permanência dos empreendimentos no setor e os obstáculos observados pelos empreendedores rurais”, analisou.
Para Cristiane, os jovens possuem uma aptidão natural para liderança e comunicação, que podem ser estratégias eficazes e resultar em inúmeros ganhos para o setor. “O fomento do perfil de liderança nos jovens proporcionará motivação daqueles que desejam, acreditam e podem contribuir com o setor. Assim, se sentirão engajados e motivados a desenvolver suas habilidades interpessoais”, expôs.
RESULTADOS ESPERADOS
Com essa iniciativa espera-se promover a qualificação profissional por meio de ações que disseminem conhecimentos no agronegócio; aumentar a quantidade de jovens atuantes no setor e certificados com cursos de formação profissional; realizar encontros mensais com temáticas relacionadas à área e ministradas por especialistas; organizar missões técnicas com os participantes do Núcleo do Agronegócio; e oferecer aos produtores rurais ferramentas e informações que fomentem seu perfil de liderança.
Sandra antecipou que os participantes serão avaliados, por meio de registro dos eventos promovidos, visitas realizadas e participações em reuniões, cursos e palestras. “Esse acompanhamento analisará o perfil de liderança do jovem e se ele está realmente comprometido com os propósitos do Núcleo”, argumentou.

Veja também

Santa Catarina contabiliza perdas na agricultura devido à estiagem31/03/20 Lavouras de Santa Catarina sofrem com a falta de chuvas. Desde junho de 2019, o estado vem passando por períodos de estiagem, que afetam principalmente a produção de milho, feijão e leite. Nesta terça-feira (31), a......

Voltar para (Blog)