Postado em 10 de Maio de 2023 às 11h12

Artroplastia de Joelho com próteses tipo “Hinge”

Gustavo A.C. Guerreiro, ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia de quadril, joelho e trauma do esporte, médico cooperado da Unimed Chapecó.

Gustavo A.C. Guerreiro, ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia de quadril, joelho e trauma do esporte, médico cooperado da Unimed Chapecó
 
Devido ao envelhecimento da populac?a?o e, consequentemente, o aumento de pacientes com osteoartrose, a indicação da artroplastia total do joelho (ATJ) e? cada vez mais frequente. Este procedimento apresenta excelentes resultados pós-operatórios em relação a? sobrevida do implante, com índices de mais de 95% em pelo menos 10 anos de seguimento. Contudo, uma pequena parcela das ATJ apresenta falhas no decorrer do tempo, tornando necessária sua revisão. Essas falhas são caracterizadas por dor, incapacidade funcional do joelho e/ou evidências radiográficas de soltura de um ou mais componentes.
         Com a elevação da expectativa de vida e o maior número de cirurgias primárias realizadas, consequentemente, uma maior quantidade de cirurgias de revisão precisa ser executada. Os Estados Unidos têm projeção para aumentar 600% ate? 2030, o que também tende a ocorrer no Brasil. As cirurgias de revisão de ATJ perfazem 9% a 12% das artroplastias, sendo procedimentos mais complexos e com exigência de materiais especiais para bons resultados.
         Implantes contritos do tipo dobradiça/”hinge” com componente são uma boa opção para revisão de ATJ nos casos em que ha? perda óssea e instabilidade ligamentar significativos, como neste caso operado na Unimed Chapecó pela Equipe Dr. Gustavo A. C. Guerreiro, onde realizamos uma revisão com prótese tipo “Hinge” em uma paciente que já havia sido submetida à artroplastia unicompartimental de joelho que evoluiu com instabilidade ligamentar e, consequentemente, soltura do material.
         O uso desse tipo de implante é uma opção cirúrgica valiosa para casos de instabilidade grave com insuficiência ligamentar, destruição óssea de inserções ligamentares, deformidades fixas ou assimetria nos espaços de flexão e extensão que tornem o balanceamento adequado inviável.
         Cabe salientar, que hoje, disponibilizamos de materiais de ponta o que engrandece a ortopedia de Chapecó e da região, proporcionando ótimos resultados à nossa população. 

Veja também

Sala do Empreendedor de Cordilheira Alta registra incremento de 28,65% na formalização de MEIs23/12/21 A Sala do Empreendedor de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, registrou no período de três meses o incremento de 28,65% na formalização de microempreendedores individuais (MEIs). Levantamento da Administração Municipal comprova que de agosto a novembro deste ano foram formalizados com o suporte desse serviço 51 novos MEIs. Atualmente o possui 561 empresas, destas......

Voltar para (Blog)