Postado em 25 de Junho de 2024 às 13h44

Armazém Gourmet demonstra o potencial da ATeG na produção de proteínas com excelência

Parte da equipe organizadora do evento comemora o sucesso do Armazém Gourmet. (Fotos Divulgação Sistema Faesc/Senar)

  O Armazém Gourmet, promovido pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhota, encerrou como um dos grandes sucessos da 20ª Expofeira de Gaspar. A iniciativa, realizada de quinta-feira (20) a domingo (23), contou com o apoio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura e Prefeitura Municipal.
  Representantes do Sistema Faesc/Senar, da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Programa CNA Jovem, do Sindicato Rural de Ilhota coordenaram as atividades no espaço do Armazém Gourmet. A programação contemplou oficinas e palestras sobre as principais proteínas produzidas na região (carne bovina, ovina e tilápia), produzidas em propriedades atendidas pela ATeG.
  “Foi uma experiência valiosa aliar os conhecimentos técnicos da ATeG às oficinas de gastronomia sobre as proteínas das cadeias produtivas atendidas pelo programa”, destacou a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes.
  A programação contemplou palestras do supervisor técnico da ATeG, Leandro Simioni, "Lucratividade a pasto: estratégias de manejo e adubação de pastagens na pecuária de corte", e da técnica da ATeG Beatriz Bortolato sobre “Boas práticas de manejo na tilapicultura”. Outra apresentação em destaque foi a palestra sobre “Profissionalização da cadeia produtiva de ovinos”, com o técnico da ATeG Senar/SC, Pedro Claudino.
  As oficinas envolveram carne bovina com o chef Jean Carlos Spiess (consultor e chefe de cozinha), de tilápia e truta com Fernanda Queiróz e Silva (mestre em aquicultura e pesca) e de carne ovina com Maria Eduarda Feminella Fachini (gastronomia e nutrição). “Foram momentos que oportunizaram aos participantes conhecer novas técnicas de preparo de proteínas, agregando valor aos produtos”, frisou o supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa. O presidente do Sindicato Rural de Ilhota, Fabrício Schaffe, também destacou o sucesso do evento em evidenciar os trabalhos desenvolvidos na região.
  O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realçou a satisfação ao observar resultados tão bem-sucedidos em um evento organizado com inovação. “A iniciativa evidenciou o papel essencial da Assistência Técnica e Gerencial na otimização da produção de proteínas com excelência, o que é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável do agronegócio”.
  ATEG EM SC
  A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente. A iniciativa, em Santa Catarina, conta com o acompanhamento do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Evento contou com participação significativa de público. (Fotos Divulgação Sistema Faesc/Senar)

Oficinas e palestras trouxeram conhecimentos sobre as principais proteínas da região. (Fotos Divulgação Sistema Faesc/Senar)

Programação contemplou oficinas e palestras sobre as principais proteínas produzidas na região. (Fotos Divulgação Sistema Faesc/Senar)

Representantes do Senar/SC, da ATeG e do Programa CNA Jovem. (Fotos Divulgação Sistema Faesc/Senar)

Veja também

Voltar para (Blog)