Alunos do Sul fazem a primeira colheita do Projeto Plantando Para O Futuro – Horta Escolar
Alunos do 1º ao 5º ano de uma escola do município de Angelina comemoram o sucesso do projeto.
Após dois meses do início do Projeto Plantando para o Futuro: Horta Escolar, os alunos do 1º ao 5º ano da EEB Nossa Senhora, no município de Angelina, fizeram a primeira colheita das hortaliças e verduras semeadas. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Rancho Queimado.
O projeto visa promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. O prestador de serviço em instrutoria do Senar/SC, Gilsonei Duarte, conduziu as atividades que envolveram oito turmas.
Ele destaca que levar as crianças para a colheita fechou essa etapa do projeto com sucesso. “Conseguimos resultados satisfatórios na produção. Eles participaram desde a implantação, desenvolvimento e conseguiram observar os resultados. Foi muito aprendizado no que tange à questão do desenvolvimento das plantas, de que elas precisam de solo equilibrado, água, nutrientes e outros cuidados. Os alunos sabiam até mesmo o local das mudinhas que tinham plantado e estavam ansiosos pela colheita”.
Mais de 100 crianças participaram do projeto que oportunizou colher rabanete, alface, couve, rúcula e beterraba. Cada um levou um pouquinho da produção para casa, visando que ajudassem a preparar a alimentação para consumo da família.
O projeto também trouxe um exemplo importante de inclusão. “Tivemos um aluno com deficiência e conseguimos fazer uma adaptação simples, ou seja, ele pôde fazer o plantio em um vaso para manipular o solo, encher o vasinho e plantar as mudinhas. Ele ficou muito feliz! De forma geral todos ficaram satisfeitos e, agora, a proposta é dar continuidade na horta junto com os professores para mostrar às crianças que a implantação é importante, mas a manutenção é fundamental”, finalizou Duarte.
A técnica do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, avalia de forma positiva o desenvolvimento do projeto com os alunos de Angelina e destaca que a ação foi fundamental para que aprendessem sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. “Além disso, puderam aprender sobre os ciclos da natureza e desenvolveram habilidades motoras e cognitivas, já que o projeto demandou trabalho em equipe, cooperação e responsabilidade”.
O projeto, na região Sul, conta com o acompanhamento da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Rosa.
FAVORECENDO MUDANÇAS DE HÁBITOS
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, explica que com o projeto o Senar/SC pretende formar cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem e, ao mesmo tempo, incentivar o trabalho voluntário. “Dessa forma é possível contribuir para o fortalecimento das atividades colaborativas na escola e favorecer a mudança do hábito alimentar da comunidade escolar”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que a ação passou a integrar as atividades na linha Educação dentro da vertente Promoção Social do Senar/SC. “Com isso, promovemos avanços sociais no campo e fortalecemos o desenvolvimento da produção sustentável e da competitividade”.
Horta feita pelos alunos durante atividades do projeto do Senar/SC.
Veja também
Unimed Chapecó e CAPP: parceria para transformar a vida das pessoas13/Ago/202413/08/24há 1 ano e 4 meses Terça-feira, 13 de Agosto de 202413/08/2024Na última semana foi inaugurada uma placa no CAPP, que reforça o Jeito de Cuidar Unimed (Foto: Comunicação Interna da Unimed Chapecó). ...
Paciente oncológico não deve interromper tratamento por receio da pandemia06/Mai/202006/05/20há 5 anos Quarta-feira, 06 de Maio de 202006/05/2020A pandemia do novo Coronavírus gera preocupação na grande maioria da população, principalmente para aqueles que integram o grupo de risco propenso a desenvolver o quadro clínico mais grave da Covid-19. Mesmo que a......