Postado em 12 de Novembro de 2020 às 17h31

Alunos do SENAI constroem cama ortostática para doação

Estudantes do curso Técnico em Eletromecânica de Chapecó desenvolveram o projeto, com orientação de professores da entidade

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
         Ajudar quem precisa. Esse foi o objetivo de alunos e professores do SENAI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), ao construírem uma cama ortostática, ou seja, que pode ser inclinada na vertical, variando o ângulo entre 90 e 180 graus, possibilitando que uma pessoa que não consiga ficar em pé sozinha possa ficar na posição vertical apoiada em suas próprias pernas.
O professor Gediel Adriano Klein conta que a ideia surgiu da necessidade do pai de um ex-professor do SENAI em Chapecó, que foi acometido por um AVC que comprometeu seus movimentos. “Como parte do tratamento de recuperação existia a necessidade de utilizar uma cama igual a essa nas fisioterapias, visto que isso estimularia o cérebro a voltar”, relata Klein.
         Para o projeto, foram reciclados materiais. Participaram alunos do curso Técnico em Eletromecânica do terceiro período, nas aulas de Manutenção Mecânica, ministradas pelo professor André Santin. Os professores Ivan Filipon, Mauro Cardoso e Giovani Souza prestaram suporte essencial na área de solda e elétrica. A ação pedagógica teve foco no desenvolvimento das competências em responsabilidade social e está alinha ao aprimoramento das capacidades previstas no curso.
O estudante do curso, Wilian Tamanho, frisa que a ideia de fazer um projeto social foi ótima. “Todos ganhamos, não apenas a pessoa que recebeu o equipamento. Os alunos que participaram tiveram a experiência de trabalho em equipe, de organização e de motivação, pois foi gratificante entregar a cama sabendo da necessidade da pessoa. Espero participar de outros projetos sociais e que outras turmas também tenham essa mesma chance”.
         A cama foi doada para Mário Telles, pai do ex-professor Mário Eliseu Telles Júnior, o qual fará uso até sua completa recuperação. “Posteriormente temos a intenção de realocá-la para outra pessoa ou entidade que necessite”, comenta Klein.
         De acordo com Klein, o envolvimento dos alunos foi de extrema importância para o desenvolvimento do projeto. “O cunho social trouxe um clima de cooperação e engajamento mútuo de todos. Com certeza o ganho em conhecimento se deu de forma muito mais significativa com essa atividade, visto que existia um problema real, que necessitava de uma solução simples, rápida e eficaz, o que está totalmente alinhada com os anseios da indústria”.

Veja também

Unimed Chapecó auxilia no bem-estar mental durante a quarentena10/07/20 O atual cenário da pandemia mundial da covid-19 tem custado a saúde mental da população. As mudanças de rotina, os novos cuidados de saúde e as previsões não tão otimistas têm feito o......

Voltar para (Blog)