Major Vieira comercializa 264 animais em leilão virtual
Evento 100% on-line ofertou bovinos de alta qualidade assistidos pela ATeG e contou com apoio do Sistema FAESC/SENAR-SC
O primeiro Leilão Virtual de bovinos promovido, na última semana, pelo Sindicato do Produtor Rural de Major Vieira, com apoio do Sistema FAESC/SENAR-SC, foi um sucesso. Ao todo, foram comercializadas 264 cabeças de gado, totalizando um valor de R$ 988.320,00 com preço médio de R$ 13,24 por kg/vivo. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube da empresa leiloeira Tarumã Remates.
O presidente do Sindicato do Produtor Rural do município e vice-presidente de Secretaria da Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC), João Francisco de Mattos, ressalta que foram vendidos animais de 38 lotes de nove produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR/SC nos municípios de Major Vieira, Canoinhas, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo e Timbó Grande. “Foi a primeira feira virtual e graças ao apoio da Prefeitura, dos produtores rurais interessados em comercializar a produção, do sistema FAESC/SENAR e dos patrocinadores, o evento atendeu as nossas expectativas”, destaca Mattos.
O objetivo, segundo ele, foi remunerar melhor o produtor, valorizar a qualidade do produto, criar uma nova avenida para a comercialização dessa produção, além de demonstrar a importância da assistência técnica e gerencial promovida pelo ATeG nas propriedades. “Tivemos acesso de 66.927 pessoas. “Queremos agradecer aos produtores rurais, aos compradores e dizer que o sistema FAESC/SENAR, com a assistência técnica, está criando novos caminhos para que tenhamos as melhores carnes com uma nova forma de comercialização”.
O formato virtual representa uma maneira de assegurar o comércio dos animais sem gerar aglomerações e poderá ser realizado por outros sindicatos por meio do ATeG. “Os leilões virtuais têm uma dimensão muito grande, com leque maior de compradores. É uma oportunidade para os pecuaristas ampliarem a divulgação e assegurarem melhor a venda desses animais das melhores raças europeias que se destacam pela alta qualidade genética, sanitária e nutricional”, observa Mattos.
O médico veterinário e técnico de campo da ATeG em Major Vieira, Valdecir Olegini, detalha que os produtores ofertaram terneiros e terneiras recém desmamados, bovinos de engorda e novilhas das raças Charolês, Angus, Aberdeen-Angus, Brangus, Brahman, Hereford e Tabapuã. “São animais de alta qualidade e desempenho reprodutivo considerados nobres na pecuária de corte e voltados para exportação. A inseminação artificial orientada pelo programa ATeG melhorou muito a qualidade destes rebanhos e é um dos destaques do leilão”.
A Assistência Técnica e Gerencial atende atualmente 30 produtores da região e é desenvolvida pelo SENAR/SC no município há quatro anos. Segundo o médico veterinário, o programa contribuiu para o aumento anual de 15% da produção e da renda das famílias atendidas no período.
Veja também
FIESC acelera projeto do Instituto SENAI de Tecnologia em Chapecó03/Ago/202003/08/20há 4 anos Segunda-feira, 03 de Agosto de 202003/08/2020Obras do novo centro de referência em tecnologia na área de alimentos e bebidas se iniciam em 2021 no bairro São Cristóvão...
Sala do Empreendedor de Maravilha conquista Selo Ouro de Referência em Atendimento27/Dez/202427/12/24há 4 meses Sexta-feira, 27 de Dezembro de 202427/12/2024O município de Maravilha conquistou recentemente um reconhecimento pelos serviços ofertados à população através da Sala do Empreendedor. O Selo Ouro Sebrae de Referência em Atendimento foi entregue por......
SESCOOP/SC: Programa JCC já é uma realidade01/Abr/202201/04/22há 3 anos Sexta-feira, 01 de Abril de 202201/04/2022Idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) e lançado em 30 de novembro de 2021, o Programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC) já iniciou as atividades em 2022. A......