Postado em 17 de Março de 2023 às 13h38

ALI Rural leva inovação e desenvolvimento para o campo

Na região de Quilombo participaram do programa empresários rurais que atuam na apicultura e vitivinicultura

A metodologia se baseia na organização e implementação de planos de ação e melhoria (Foto: Marcelo Borghezan).

Com o objetivo de incentivar a autonomia e o desenvolvimento dos pequenos negócios no campo, o Sebrae/SC realizou o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) na modalidade rural em Quilombo e municípios próximos, no oeste catarinense. Nesse território foi finalizado, neste mês, o segundo ciclo de atendimentos contemplando 30 produtores, desde janeiro de 2022. As principais cadeias produtivas atendidas foram da apicultura e vitivinicultura, mobilizadas com auxílio da organização dos produtores em associações locais.
O orientador sênior do ALI Rural, Marcelo Borghezan, explica que o programa beneficia empreendimentos rurais, com ações em um curto prazo de oito meses, mas que apresentam impactos no faturamento e na organização das atividades. “A metodologia se baseia na organização e implementação de planos de ação e melhoria, promovendo a busca por soluções a partir da motivação e das demandas identificadas pelos empreendedores rurais”, ressalta.
O agente local de inovação Juliano Collet destaca entre as atividades realizadas nesse ciclo de atendimento o Encontro Coletivo, dividido em dois momentos e direcionado às culturas de apicultura e vitivinicultura. A programação contemplou as seguintes palestras: “Boas práticas de manejo na colheita do mel” com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Neuri Riboli, e “Cuidados no vinhedo após a colheita e tratamento de inverno” com a engenheira agrônoma da Epagri, Tatiane Carine da Silva. “O evento foi divulgado aos associados e foi prestigiado por produtores atendidos, técnicos regionais e outros profissionais interessados”, comenta.
ALI RURAL
A proposta busca levar inovação e desenvolvimento para o campo. É destinado para empreendimentos do agronegócio que buscam soluções que possam melhorar seus resultados, respeitando a sustentabilidade. De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a metodologia, testada e aprovada, oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções em cinco dimensões: marketing e vendas, melhorias de processos produtivos, novos produtos, redução de custos e controles gerenciais.
O programa é gratuito e tem duração de oito meses, com dez encontros presenciais, individuais e coletivos, além de apresentações, imersões, análises e palestras voltadas a inovação na prática. Os produtores rurais interessados em participar gratuitamente do programa podem buscar mais informações em uma Unidade do Sebrae/SC mais próxima do seu município, a exemplo de Chapecó (Avenida Getúlio Vargas, nº 1183-N, no Centro) e São Miguel do Oeste (Rua Almirante Tamandaré, nº 558, no Centro), por telefone ou nas redes sociais da entidade.  
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

Entre as atividades realizadas nesse ciclo de atendimento o Encontro Coletivo, dividido em dois momentos e direcionado às culturas de apicultura e vitivinicultura.

A proposta busca levar inovação e desenvolvimento para o campo (Foto: Juliano Collet).

Veja também

Sala do Empreendedor de Maravilha promove oficina gratuita sobre Instagram20/05/20 “Instagram: os primeiros passos para vender” será o tema de oficina online gratuita ministrada pela instrutora credenciada ao Sebrae/SC Veridiane Endres na próxima terça-feira (26), das 19h às 21h30, pela plataforma Zoom. As vagas são limitadas para 30 participantes, que podem se inscreverem pelo link......
CDL Chapecó realiza primeiro sorteio da Semana Total Premiada16/04 Mauricio Duarte, Paloma Leite, Edson Piana e demais colaboradores da CDL conferiram o preenchimento completo dos cupons da Semana Total Premiada. (Foto: Liziane N. Vicenzi/MB Comunicação)....

Voltar para (Blog)