Troca de experiências no 17º Festival das Cataratas fortalece turismo de Anchieta
Cinco representantes do município participaram da feira que ocorreu em Foz do Iguaçu, no Paraná
Localizado no extremo-oeste de Santa Catarina, o município de Anchieta conta com cerca de 6 mil habitantes e tem como base econômica a agricultura familiar e o comércio. Rodeado por belezas naturais, o ecoturismo e o turismo rural mostram a força turística do município. Com o objetivo de trocar experiências e conhecer iniciativas que deram certo em outros lugares, cinco representantes de Anchieta participaram da 17ª edição do Festival das Cataratas, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O evento, que ocorreu de 30 de novembro a 2 de dezembro, contou com a participação de representantes do setor de turismo de municípios da região do extremo-oeste. Na oportunidade foram realizadas visitas técnicas e networking.
O secretário de desenvolvimento de Anchieta, Vilmar Paulo Piovezani, destacou a importância da participação do município para o fortalecimento do setor. “Nesta viagem identificamos muitas oportunidades. O evento contou com vários atrativos turísticos. Percebemos que o turismo de nosso município pode ser focado em diversos segmentos, desenvolvendo ações na área rural, hoteleira e até mesmo com parque aquático, por exemplo. Foi uma ótima experiência, visitamos estandes, trocamos experiências e para nós, que estamos com o turismo em desenvolvimento, ter acesso a essas informações é fundamental”, avaliou.
Anchieta também integra a Rota Caminhos da Fronteira, que reúne municípios do extremo-oeste do Estado. O roteiro, envolve gastronomia, ecoturismo, artesanato, museus, monumentos, turismo rural, manifestações e tradições, entre outros atrativos para visitação turística dos 17 municípios da região. A rota foi lançada em 2017 em parceria com o Sebrae/SC.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, salientou a importância do turismo para fortalecer a base econômica dos municípios. “O Estado de Santa Catarina, e o grande oeste em específico, contam com potencialidades turísticas que não são encontradas em nenhum outro lugar do Brasil. O que o Sebrae/SC busca, por meio do Programa Cidade Empreendedora e outras ações de incentivo ao turismo, é desenvolver os municípios e prepará-los para que explorem o que de melhor possuem. Com o turismo, os demais segmentos da economia de um município também são impulsionados”.
TURISMO EM EVIDÊNCIA
Recentemente, o prefeito de Anchieta Ivan José Canci, participou de uma missão internacional em Valência, na Espanha com o objetivo de conhecer e aprender com exemplos de sucesso no turismo no mundo. O encontro internacional debateu os cinco eixos que compõem um destino turístico inteligente: governança, sustentabilidade, inovação, tecnologia e acessibilidade. Segundo Canci, foram discutidas as oportunidades e os desafios dos destinos turísticos. Também ocorreu a análise e construção conjunta do modelo de turismo do século XXI.
“Aprendemos e conhecemos experiências de países da Europa e América em que regiões turísticas fizeram o dever de casa. Além das questões básicas como saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana, eles também se prepararam com parques, bons espaços de convivência e políticas voltadas à sustentabilidade. São cidades que prepararam suas comunidades para ganhar em qualidade de vida com o turismo”, observou o prefeito.
NTIC promove treinamento de Liderança Corporativa13/Ago/202413/08/24há 8 meses Terça-feira, 13 de Agosto de 202413/08/2024A iniciativa contou com a presença de CEOs, gerentes, coordenadores e lideranças de Chapecó. ...
SENAR/SC promove mais de 30 cursos gratuitos no extremo oeste28/Out/202128/10/21há 3 anos Quinta-feira, 28 de Outubro de 202128/10/2021Transmitir técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda. Esse é um dos propósitos dos cursos gratuitos oferecidos mensalmente aos produtores e trabalhadores do......