Postado em 28 de Dezembro de 2022 às 13h59

Águas Frias define estratégias para desenvolver o empreendedorismo local

Município terá agente de desenvolvimento por meio do programa ATS

Agenda setorial do ATS foi entregue ao prefeito de Águas Frias, Luiz José Daga.

—————

Auxiliar o processo de implementação e continuidade de programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei 123/2006). Foi com esse objetivo que foi criado o cargo de agente de desenvolvimento local. Em 2023 o município de Águas Frias passa a contar com o papel fundamental desse profissional, que será oportunizado por meio do Programa Agente Territorial Sebrae (ATS).
Recentemente o prefeito de Águas Frias, Luiz José Daga, recebeu a agenda setorial do ATS. A entrega foi realizada pela agente de desenvolvimento, Mayara Basso Cenci, a agente territorial do Sebrae/SC, Fernanda Ben, a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Simone Grobe, e a gestora regional do programa Cidade Empreendedora na gerência regional oeste do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Hemming.
Mayara destaca que a atuação dos agentes é fundamental para articular ações públicas para a promoção dos desenvolvimentos local e territorial. Segundo ela, a expectativa é desempenhar um papel importante de coordenação e continuidade das atividades focadas no desenvolvimento sustentável do município, junto com o Poder Público e as lideranças do setor privado local.
“O agente de desenvolvimento é fundamental para o município que busca seu crescimento sustentável e harmônico. Ele possui o papel de discutir em todos os diversos ambientes e setores as questões de desenvolvimento e como os setores podem se inter-relacionar na busca de uma qualidade de vida melhor para toda população do município”, observa a agente de desenvolvimento.
O prefeito observa que o agente de desenvolvimento funciona como o porta-voz da Prefeitura junto aos pequenos negócios, identificando as necessidades e promovendo articulações com os setores da administração pública municipal com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios.
“Eles identificam as oportunidades e trazem melhorias no ambiente para os pequenos negócios. Com o trabalho dos agentes fica mais fácil identificar as necessidades e, assim, fortalecer a economia local, destacando que seu papel e influência positiva vão além das atividades previstas na Lei, mas também na coordenação e implantação de ações que contribuem para melhorar o ambiente de negócios. É uma grande satisfação possuirmos parceiros como o Sebrae/SC, quero aqui agradecer pela parceria”, acrescenta Daga.
ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO
A agente territorial do Sebrae/SC explica que os municípios que aderiram ao ATS identificaram e elencaram estratégias. Entre elas, se destacam a qualificação de pessoas para atuar nas empresas locais e o desenvolvimento de políticas e ações que incentivem os jovens a permanecerem no município.
Conforme a consultora responsável pela coordenação do ATS na região oeste, Beatriz Silveira, a iniciativa visa prestar consultoria e acompanhar estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e a articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo.
“Esses empreendimentos precisam contar com um ambiente propício ao seu desenvolvimento, com infraestrutura adequada, com serviços e conhecimentos integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competitividade e sustentabilidade”, acrescenta.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Sebrae/SC entende que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial. “O ATS busca convergir recursos, atores e processos em prol do desenvolvimento de forma sustentável e competitiva”.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Voltar para (Blog)