Postado em 10 de Agosto de 2021 às 14h22

Agentes de desenvolvimento como indutores do progresso

Curso em Chapecó integra participantes das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Fornecer subsídios e competências para que o agente de desenvolvimento atue como um articulador do processo de desenvolvimento econômico local. Com esse objetivo o Sebrae/SC realiza até quinta-feira (12) o Curso AD Avançado para os municípios que aderiram ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora das regiões oeste, extremo oeste e meio oeste. A capacitação é realizada das 9h às 18 horas, no Hotel Mogano Premium, em Chapecó.
O curso é prático e leva o agente de desenvolvimento a pensar no seu município. Ao concluir terá uma proposta pré-construída de política pública para o desenvolvimento, bem como entenderá o seu papel como impulsionador das lideranças locais. Entre os temas principais a instrutora e bacharel em Ciências Contábeis Janete Felippe aborda o agente como indutor do desenvolvimento (desenvolvimento territorial, o papel do agente de desenvolvimento, ciclo do desenvolvimento e a interação dos agentes com os atores locais), instrumentos de planejamento para a atuação do agente (construção de um plano, capacidade do município agregar valor, mapeamento de necessidades e oportunidades), finanças públicas (orçamento público municipal e seus componentes) e projetos para captação de recursos (estrutura de projetos para captação de recursos, fontes de recursos e construção de uma política pública).
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, ressalta que o Programa Cidade Empreendedora faz parte de uma política pública de desenvolvimento. “Historicamente os investimentos públicos estiveram voltados para saúde, educação e assistência social. Deixaram de lado o suporte para as empresas que geram impostos, empregos e contribuíram no desenvolvimento territorial. Contudo, é necessário renovar os ciclos econômicos nos municípios e, por isso, pensar estratégias para os próximos 30 anos”, argumenta.
Trennepohl ressalta a necessidade da construção de novas políticas públicas com visão diferenciada que serão elaboradas pelos entes públicos dos municípios. “Os agentes de desenvolvimento ajudarão a criar esses novos direcionamentos que ingressam com configuração estratégica em uma sociedade que se transforma em uma velocidade jamais vista. O nosso desafio é entrar em um cenário que exigirá dos líderes e dos municípios outra postura”, antecipa ao destacar que as cidades que desejam expandir precisarão impor um novo paradigma de desenvolvimento.
De acordo com o gestor estadual do Cidade Empreendedora, Edgar Macedo Junior, o programa representa e resume o que o Sebrae/SC procura fazer: que é gerar emprego e renda por meio do fortalecimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios. “Para isso temos duas formas de atuação: uma é o apoio direto às empresas (orientação, consultoria, capacitação, soluções de mercado, tecnologia) e a outra é criar um ambiente que seja adequado para que os empreendimentos se desenvolvam”, destaca.
O gestor comenta que o programa Cidade Empreendedora está no terceiro ciclo, com a adesão de 74 municípios catarinenses e mais de 100 consultores atuando em todo o Estado. “Importante frisar que os agentes de desenvolvimento são os principais atores nessa estratégia de desenvolvimento. Vocês farão a diferença em seus municípios!”, adianta.
Participam desta primeira etapa da capacitação os servidores municipais de Caibi, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Galvão, Itapiranga, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Maravilha, Palma Sola, Pinhalzinho, São Carlos, São Domingos, Saudades, Seara, Xanxerê, Xaxim e Zortéa.
O calendário de capacitações presenciais dos agentes de desenvolvimento prevê: 1º a 2 de setembro Encontro Estadual; de 20 a 24 de setembro Curso AD Avançado para municípios da região Vale; de 4 a 7 de outubro Curso AD Avançado para municípios das regiões Norte e Foz e de 25 a 28 de outubro Curso Avançado para municípios das regiões Sul, Serra e Grande Florianópolis.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Voltar para (Blog)