Postado em 15 de Dezembro de 2023 às 16h19

ACIC e Unochapecó: conectando acadêmicos à realidade profissional

Componente curricular oportuniza empresários e estudantes

Apresentação dos materiais produzidos no componente ABEx;

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) são parceiras no componente curricular Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEX) em diversos cursos. As apresentações mais recentes foram dos cursos de Administração, Fisioterapia e Engenharia Mecânica.
O projeto iniciou há pelo menos 10 anos, de acordo com a professora Lilian Marin Lunelli, que explicou que a ideia foi desenvolvida com a empresária Angelisa Rezzadori, associada ACIC, para o curso de Fisioterapia. Durante o estágio de Fisioterapia Neurológica foram desenvolvidos dispositivos/mobiliários com materiais de PVC para os pacientes atendidos na APAE. “A grande e maior importância dessa proposta, é agregar ensino, serviço e a comunidade,” frisou Lilian.
Os cursos de Fisioterapia e Engenharia Mecânica, neste ano, acompanharam pacientes que precisavam de soluções como apoios de leitos, e desenvolveram os projetos juntos. Já o curso de Administração desenvolveu um Plano de Marketing para empresas associadas à ACIC, com o objetivo de identificar o cenário para a elaboração de estratégias de marketing que sejam relevantes para obtenção de vantagens competitivas aos negócios.
Nos últimos anos a iniciativa recebeu diversos apoiadores, voluntários e espalhou as atividades pela universidade. Os desafios diários de empresas e entidades reais são expostos aos acadêmicos para em conjunto encontrarem respostas. A diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, apontou que se aproximou da ACIC justamente quando começou a coordenar o curso de Administração da Unochapecó. “Foi em 2016 que eu me aproximei mais da ACIC, porque a associação é o celeiro das empresas, a força do setor produtivo está ali, e acredito que há necessidade de estar perto, pois formamos gestores, empresários e empreendedores” destacou a diretora afirmando que a conexão dá ao acadêmico uma formação completa.
 
Os estudantes, mesmo que ainda estejam em formação, podem ter ideias e insights que são valiosos para as empresas, afirmou Cleunice. Por exemplo, este ano os alunos do quarto período do curso de Administração desenvolveram planos de marketing para empresas nucleadas à ACIC. Esses planos podem gerar insights sobre como melhorar a estratégia de marketing de uma empresa. Por outro lado, as empresas podem oferecer aos estudantes oportunidades de aprender sobre o mundo real do trabalho e desenvolver suas habilidades.
 
Cleunice salienta que a aproximação com a ACIC não é por acaso. “É algo planejado pelos cursos, porque nós formamos profissionais que estarão à frente de empresas, eles precisam conhecer a associação. Lá poderão se envolver com ações que complementarão sua formação e darão força às suas empresas, por meio do associativismo. Eles precisam se associar a esse movimento forte do empresariado local, que promove o desenvolvimento local, regional e nacional.”
O diretor financeiro adjunto da ACIC Robert Otto explicou que o projeto beneficia tanto empresários quanto estudantes. “A ACIC disponibiliza, divulga, faz essa conexão entre a universidade e a necessidade do empresário. O plano de ação acontece e visualizar os resultados é gratificante, pois o empreendedor e o acadêmico saem da experiência com soluções.”
Segundo dados da Unochapecó, somente no primeiro semestre de 2023, foram ofertadas disciplinas de ABEx em 106 turmas, 179 professores orientaram 2.840 alunos, que geraram 1.664 soluções para demandas e publicaram 563 produções acadêmicas. Reunindo instituições sociais, municípios, iniciativa privada e setor produtivo, a estimativa é de que cerca de 20 mil pessoas tenham sido beneficiadas diretamente pelos resultados das experiências.

Encontros dos acadêmicos para as produções;

Estudantes realizando as montagens de mobiliários;

Veja também

Capital Empreendedor: pesquisa com startups catarinenses apresenta resultados do programa25/05/21 O Sebrae/SC, em parceria com a consultoria de inovação Troposlab, lançou neste ano a 3ª edição do programa Capital empreendedor, que conecta startups a investidores. Uma pesquisa, realizada no mês de abril pela Troposlab, apresentou os resultados do programa obtidos por empreendedores de startups catarinenses que participaram das edições anteriores. As......
SESI disponibiliza últimas doses de vacina contra a gripe26/02/21 A adesão pode ser feita por indústrias interessadas em imunizar seus colaboradores. Com doses restritas, disponibilidade seguirá ordem de solicitações...

Voltar para (Blog)