Postado em 19 de Agosto de 2022 às 14h58

Propósito, excelência e amor pelo trabalho foram destaques no Projeto 20 Minutos

Mais de 600 pessoas acompanharam as palestras dos empreendedores Isabela Matte, Diego Barreto, Alexandre Weimer, Carol Dallacorte e Thales Akimoto

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Histórias de vida profissional e pessoal para inspirar e motivar. Assim foram as palestras do Projeto 20 Minutos, promovido nesta semana pelo Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O mentor e conselheiro em vendas e marketing Alexandre Weimer, a CEO da PackID Caroline Dallacorte, o co-fundador da PackID Thales Akimoto, o vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood Diego Barreto e a CEO na Isabela Matte Store, Isabela Matte, explanaram sobre suas trajetórias e visões de empreendedorismo para um público de mais de 600 pessoas.
Ter propósito, buscar excelência e ter amor pelo que se faz foram temas que nortearam as palestras. Alexandre Weimer abriu a programação e ressaltou que é preciso sempre ter propósito, seja em vendas ou em outro aspecto no mundo dos negócios. “Eu preciso acreditar no que faço e entregar 100%. Quando se entrega menos, se vicia a ser meia boca e isso passa a ser considerado como o melhor que a pessoa pode dar”, alertou.
De acordo com ele, é importante compartilhar conhecimentos e fazer sempre mais, contribuindo e envolvendo a comunidade. Nas cidades onde palestra, por exemplo, promove ações sociais. “A felicidade será proporcional ao impacto gerado. Se você não está feliz, não terá sucesso. Quando comecei a acreditar nisso, mudei o jogo da minha vida”, comentou. Weimer enfatizou a importância de acreditar no que se faz. “É o primeiro passo para construir algo que muitas pessoas podem achar impossível”.
RECOMEÇOS
“Algumas sociedades acabam, e tá tudo bem”. Com esse tema, Caroline Dallacorte e Thales Akimoto relataram a trajetória da PackID e como foi o fim da sociedade deles dois. A startup foi fundada em 2016 e iniciou uma história com muitas premiações na área de inovação no Brasil e no exterior, o que aportou recursos para a empresa e promoveu o networking. “Nós sempre fomos divergentes, o Thales é otimista e eu sou pé no chão. Isso é bom porque não arriscávamos demais, nem de menos. Porém, começou a interferir na liderança e afetar o negócio e levamos para o conselho da empresa”, relatou Caroline. O término da sociedade ocorreu no fim do ano passado e Thales passou a atuar mais como investidor de startups, se mudou para São Paulo e iniciou graduação em Administração. “Surgiu essa oportunidade de vender a minha parte da empresa e a Carol era a pessoa certa para seguir na liderança. Isso também trouxe mais capital intelectual para a PackID e novos contatos”, expôs Thales.
Atualmente, a empresa atende 22 estados. Nos últimos 12 meses, cresceu 2,8 vezes, dobrou a equipe e iniciou no mercado internacional. Nessa trajetória, os empreendedores enfatizaram a importância do networking e de buscar a excelência. “É preciso dar o seu melhor, não é comparar com o outro, é dar o seu melhor a cada dia para chegar no estado de excelência”, reforçou Caroline.
TRANSFORMAÇÃO
Diego Barreto iniciou sua explanação fazendo uma provocação sobre o passado e o atual momento do Brasil. Para ele, o País não favorece os empreendedores, com burocracia e alta carga tributária. “Isso é histórico, desde o Brasil colônia”, comentou, ao acrescentar que o Brasil sempre foi fechado ao mundo, como em comércios bilaterais, mesmo estando entre as maiores economias globais. Porém, isso está mudando nos últimos anos. “Dois fenômenos importantes fora do Brasil começaram essa transformação: o microprocessador e a telecomunicação, que deram origem à tecnologia digital. No momento em que se transforma o acesso do hardware a algo digital, acabam as barreiras e inicia a transformação”.
Essa mudança citada por Barreto se refere principalmente à oferta de oportunidades, facilidade de acesso a conhecimento por meio das tecnologias e a geração de novos negócios, com criação de startups, por exemplo, em todas regiões do País. “Isso tudo está transformando nossa economia, com diversidade”, realçou.
CONEXÃO COM OS CLIENTES
Isabela Matte encerrou a programação falando um pouco da sua trajetória e sobre conexão emocional entre pessoas e marcas. Essa conexão acontece por diversos motivos, como identificação social (pertencer a um grupo), força do hábito, familiaridade, lealdade por abundância de opções e viés de custo irrecuperável. Isabela reforçou que para se conectar emocionalmente com os clientes é preciso conhecê-los. “A minha marca deu certo porque olhei antes para a pessoa e depois para o que eu queria”, disse, ao acrescentar que os empreendedores precisam ser multidisciplinares e estudarem assuntos além da sua área de atuação. “Estudos trazem muita robustez ao empreendimento”.
Isabela deixou dicas para que os empreendedores conheçam seu público-alvo: saber o momento de vida das pessoas, se precisam do produto ou serviço, qual problema do cliente o negócio resolve, que sonho do cliente ajuda a alcançar, que tipo de linguagem o público fala, em quais redes sociais as pessoas passam a maior parte do tempo, quem influencia os clientes e quais são os mapas de micro poder que existem dentro de cada grupo.
SOBRE O 20 MINUTOS
A coordenadora do 20 Minutos, Letícia Chiella, salientou que o Projeto 20 Minutos trouxe apresentações objetivas e ricas em conteúdo, nas quais os palestrantes abordaram assuntos relevantes ao empreendedorismo, com duração de 20 minutos cada. “Agora, passamos o bastão para os próximos nucleados que coordenarão o evento em 2023, que promete ser ainda maior”, acrescentou. O coordenador do NJE, Vicente Machado da Rocha, enfatizou que o objetivo do projeto é desafiar e inspirar o público. “O 20 Minutos prioriza palestrantes que falam sobre temas diversos ligados ao empreendedorismo moderno, que se complementam e que mostram que pensar fora da caixa pode impulsionar negócios de diversos setores”.
O 20 Minutos tem como patrocinadores na categoria Diamante a BS Áudio, Eko’7, Nostra Casa e NSC TV; como patrocinadores na categoria Gold a Nordus Cervejaria, Pollen Parque - Unochapecó, Scolari Soluções Criativas, VS Service e Unicred; patrocinadores na categoria Silver a A10 Administração de Condomínios, Fhilippi Distribuidora, CarpeVin, OdontoTop, Ação Z Digital, Centralmaq, Jeep Gambatto, Gráfica Expresso, Café Di Benedetto e Zeus Equipamentos; e apoio da MHNet, Mogano, Overlord e Patrinomial.

 

Veja também

Unimed Chapecó recebe destaque em Gestão de Pessoas01/06/20 Com a participação na 1ª Edição do Prêmio de Gestão de Pessoas da Unimed do Estado de Santa Catarina, a Unimed Chapecó foi contemplada como Unimed destaque SC na categoria Grande Porte ao apresentar seu......
Santa Catarina tem 27 focos de raiva dos herbívoros confirmados31/05/19 A Secretaria da Agricultura e da Pesca confirma 27 focos de raiva dos herbívoros no estado. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) reforça os trabalhos nessas regiões e pede a......

Voltar para (Blog)