ACIC Chapecó promove workshop sobre comércio internacional
Evento será nesta segunda-feira, (7), às 7h30, na entidade. Serão abordados alguns benefícios que exportadores e importadores podem ter nas operações internacionais
O Brasil é um grande exportador e Santa Catarina se destaca com empresas que enviam produtos para países de todos os continentes. Em Chapecó e na região Oeste, muitas empresas mantêm comércio internacional. Porém, nem sempre são transações fáceis de entender para quem está iniciando nesse processo ou pretende começar. O setor de exportações sofreu grandes impactos no atual cenário mundial, com a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia, mas pode ser alternativa para as empresas buscarem opções para crescimento e expansão do mercado.
Para auxiliar os empreendedores, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove, nesta segunda-feira (7), às 7h30, o workshop com café da manhã “Entenda como obter benefícios tarifários e mitigar os riscos nas suas operações internacionais!”, na ACIC. Terá palestras com a especialista em Gestão Estratégica em Comércio Exterior e supervisora das Soluções Empresariais na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Helena Knoche Faria, e com a analista de comércio exterior na Facisc, Laleska de Quadros Grieger.
O evento é destinado para importadores, exportadores, despachantes aduaneiros e outros profissionais envolvidos no setor. Serão abordadas algumas vantagens que o exportador/importador pode ter em suas operações, como benefícios tarifários nas operações e possibilidade de diminuir os riscos comerciais ao negociar com o exterior.
Também será explanado sobre duas soluções que a ACIC disponibiliza aos associados, em parceria com a Facisc: o certificado de origem e a consulta internacional. São ferramentas para ter maior segurança, competitividade e redução de custos na hora de exportar. “A exportação é um processo complexo, pois envolve muitos trâmites e procedimentos legais, mas é possível, desde que a empresa esteja preparada. Um dos nossos objetivos é contribuir para facilitar esse processo e abrir portas para as empresas”, frisa a coordenadora administrativa da ACIC, Daniela Gonçalves da Rosa.
O certificado de origem é um documento legal que comprova ao país comprador a procedência de determinado bem adquirido, além de especificar as normas de origem negociadas nos acordos comerciais entre o Brasil e demais países. Seu principal benefício é a redução, ou isenção, do imposto de importação para as empresas compradoras no exterior, o que permite a competitividade no preço final das mercadorias exportadas por empresas brasileiras.
Na consulta internacional, o exportador obtém o Relatório Business Information Report (BIR), documento detalhado para ajudar a mitigar potenciais riscos de negócios, acessando as operações, o desempenho financeiro e os registros públicos de uma empresa localizada fora do Brasil.
FAESC orienta sobre regularização do imposto de renda 19/Jul/202319/07/23há 1 ano e 9 meses Quarta-feira, 19 de Julho de 202319/07/2023Presidente da Faesc e vice-presidente de finanças do Sistema CNA, José Zeferino Pedrozo, alerta que os produtores que não declararam ano base 2018, 2019 e 2020 estão sendo notificados....
COFEM discute agenda do setor produtivo com o presidente da ALESC07/Mar/202307/03/23há 2 anos Terça-feira, 07 de Março de 202307/03/2023Reunião foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 7, na Assembleia Legislativa. Entre os temas debatidos estiveram o fim do voto de qualidade no Tribunal Administrativo Tributário (TAT), a manutenção dos......