Postado em 02 de Agosto de 2022 às 16h42

Ação conjunta desenvolve perfil empreendedor em lojas do oeste de SC

Empresário obtém aumento de faturamento, padroniza processos e reduz rotatividade de funcionários


 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O Sebrae/SC e a Tintas Killing concluíram em julho o Projeto de Lojas Negócio que dá certo! A iniciativa beneficiou estabelecimentos comerciais do grande oeste catarinense com consultorias individuais personalizadas conforme as demandas apresentadas, além da oportunidade de uma jornada de capacitação com 76 horas de treinamentos.
O proprietário da Arbo Materiais de Construção, Marcos Regi Candido (Abelardo Luz), enaltece que no projeto foram abordadas cinco temáticas fundamentais para o negócio: planejamento, marketing, vendas, finanças e gestão de pessoas. “Isso contribuiu para a ampliação do faturamento da loja, padronização de processos internos, promoção de treinamentos para a equipe, diminuição da rotatividade de funcionários e evolução das campanhas promocionais”, enfatiza.
O empresário explica que dois assuntos mais impactaram seu negócio: finanças e gestão de pessoas. O primeiro proporcionou novas visões sobre a melhor forma de compra e reorganização do crediário. A parceria com a Killing permitiu melhores taxas no cartão de crédito, o que possibilitou a venda em até 12 parcelas para o cliente. Na área da gestão de pessoas foram reorganizadas as equipes e reestruturadas as tarefas.
De acordo com o empresário, no comparativo de janeiro a junho de 2021 com o mesmo período deste ano se observa um incremento de 51% no faturamento da empresa. “Vários fatores internos contribuíram para esse resultado a exemplo do gerenciamento do estoque, aprimoramento das compras e ingresso em uma rede de lojas B2B, que adquire grandes volumes e proporciona redução no preço de cada item”, analisa.
Candido é engenheiro civil há 19 anos e empresário há 13 anos. Ele divide a trajetória cronológica de seu estabelecimento comercial em duas etapas: antes e depois de conhecer o Sebrae/SC. “Fui apresentado à entidade pelo Programa Cidade Empreendedora, que o município de Abelardo Luz aderiu. Inicialmente participei de consultorias e fui colocando os conhecimentos em prática. Observei resultados e busquei mais informação”.
Participou da realização do Habitar 2019 – 1º Salão do Imóvel & Construção, do Programa Agente Local de Inovação (ALI) e o mais recente dessa parceria Sebrae/SC e Killing. O faturamento praticamente triplicou em três anos. A projeção para 2022 é de um incremento de mais de 50%. Para este ano o empresário também projeta a ampliação da loja, que atualmente tem 80 metros quadrados e até dezembro dobrará seu espaço físico.
Como inovações o empresário aliou estratégias de marketing da marca com campanhas de fidelização dos clientes. A primeira foi a Show de Prêmios Arbo Materiais de Construção, que é permanente e a cada R$ 10,00 reais em compras o consumidor ganha um ponto para trocar por brindes, como lâmpada, trena, espeto, caixa de descarga, caixa do correio, kit de pintura, mangueira, talheres, copos até torneira elétrica, cortador de grama, aspirador de pó e lava-jato. O diferencial da proposta é a entrega das tags de 1, 5, 10 e 50 para pontuação e dos encartes dos produtos disponíveis e dos pontos necessários para troca.
Outra iniciativa foi o Sorteio de Prêmios: Arbo Materiais de Construção reforma o seu banheiro e pinta a sua casa. “Essa campanha foi evoluindo ao longo dos anos. Começamos com premiação de R$ 3.500 para a reforma do banheiro e já estamos na quinta edição distribuindo R$ 15 mil em prêmios”, destaca o empresário. A cada R$ 100,00 em compras o cliente ganha um cupom Reforma e, neste ano o diferencial é que o cliente recebe outro cupom Parceria UP para entregar ao profissional de sua obra.
A Parceria UP é uma campanha de incentivo aos prestadores de serviço (pintores, eletricistas, encanadores, construtores, carpinteiros, etc). A intenção é possibilitar que esses profissionais possam dar um upgrade em suas carreiras, ao concorrer a prêmios que totalizam mais de R$ 4 mil e adquirir equipamentos, ferramentas e utensílios que possibilitem qualificar seu trabalho e gerar melhor qualidade na prestação de serviço ao consumidor.
CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO
O projeto teve como objetivo identificar, selecionar e capacitar empreendedores que assumiram compromissos comerciais com a Tintas Killing, ofertando seus produtos em seus estabelecimentos. Na primeira etapa foram envolvidas 76 empresas. Prosseguiram para a segunda fase seis empresas que aderiram ao projeto, sendo que quatro delas passaram a colocar os produtos da Killing à disposição de seus clientes nas lojas do grande oeste de Santa Catarina.
Participaram estabelecimentos comerciais dos municípios de Abelardo Luz, Anchieta, Caçador, Caibi, Campo Erê, Capinzal, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Fraiburgo, Herval D’Oeste, Ipuaçu, Ipumirim, Irani, Itá, Joaçaba, Nova Erechim, Ouro, Palma Sola, Palmitos, Ponte Serrada, São Carlos, São José do Cedro, Videira e Xaxim.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Projetos de Alto Impacto do Sebrae/SC, Wilson Sanches Rodrigues, o projeto foi executado no período de março de 2021 a julho de 2022. “Entre os resultados alcançados estão a realização de 98 visitas de consultores do Sebrae/SC para prospecção, mobilização e pré-cadastro de 76 empresas destas regiões, envolvimento de 24 lojas em quatro eventos digitais de apresentação da marca e realização de cinco cursos de capacitação que oportunizaram tanto o desenvolvimento do perfil empreendedor dos proprietários quanto de seus colaboradores”, destaca.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, reforça que mais do que alcançar os objetivos propostos pela parceria a iniciativa proporcionou o fortalecimento de um setor primordial para o desenvolvimento dos municípios: o comércio. “Os relatos dos empresários comprovam a contribuição para o aprimoramento da gestão do negócio, execução de novas estratégias comerciais e a implantação de inovações”, comenta. 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.  
 
 

 

Veja também

Gestão pública em debate30/08/21 Evento do Programa Cidade Empreendedora reúne secretários municipais e agentes de desenvolvimento para debater a eficiência e a inovação na gestão pública...
Vencedores serão conhecidos nesta terça-feira17/07/23 Solenidade de premiação será às 19h30, no Salão Nobre da Unochapecó. Neste ano, além das categorias empresas e entidades, foi criada uma categoria para startups...

Voltar para (Blog)