Lançada recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a carreta Agro pelo Brasil estará presente em três eventos do agronegócio catarinense, no mês de fevereiro. A estrutura representará o Sistema CNA e o Sistema Faesc/Senar, levando tecnologia, inovação e conhecimento, além de promover ações em prol dos produtores.
O primeiro evento com a presença da carreta em Santa Catarina será o 25º Itaipu Rural Show, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho (SC), oeste catarinense, que ocorre a partir desta quarta-feira (14) e segue até sábado (17).Em seguida, no período de 20 a 22 de fevereiro, a Tecnoeste receberá a estrutura, no IFC em Concórdia e, no período de 27 a 29 de fevereiro, será a vez do Show Tecnológico Coopercampos dispor do veículo itinerante, no Campo Demonstrativo Coopercampos em Campos Novos.
As atividades do Sistema Faesc/Senar apresentadas na carreta durante os eventos incluem minicursos e palestras ministradas pelos técnicos e supervisores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e apresentação das ações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR).
“O veículo itinerante veio para valorizar ainda mais o produtor rural de cada região. O acesso ao conhecimento por meio de uma estrutura avançada como essa contribui para o desenvolvimento do agronegócio como um todo, tornando-o mais competitivo e eficiente”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que a iniciativa trará importantes diferenciais aos eventos, pois conta com estrutura completa para aperfeiçoar ainda mais as capacitações e orientações aos produtores que passarão pelos eventos. “Trata-se de um investimento fundamental para demonstrarmos os potenciais do setor produtivo de cada região”.
A coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, realça que, com a Carreta Agro pelo Brasil, será possível demonstrar de forma otimizada todas as ações do Programa ATeG, que atualmente atende 10 cadeias produtivas em Santa Catarina (agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura, ovinocultura de corte e piscicultura).
O diretor-executivo adjunto do Instituto CNA (ICNA), Matheus Ferreira, explica que aideia é percorrer vários estados durante o ano, participando de feiras e eventos para promover as ações do Sistema CNA/Senar. “Estamos finalizando e vamos divulgar em breve um calendário de eventos para participação da Carreta Agro pelo Brasil no ano de 2024”.
ESTRUTURA DA CARRETA AGRO PELO BRASIL
A carreta foi projetada para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil e foi idealizada para se adaptar aos diversos tipos de eventos e inúmeros projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. Com ambiente destinado à harmonização e degustação de alimentos (cozinha experimental), o espaço traz uma bancada, equipamentos, utensílios e capacidade para 17 pessoas sentadas.
Espaço multiuso: destina-se a palestras, reuniões, oficinas e exibição de vídeos institucionais. O painel de vidro lateral pode ser aberto e criar um palco conectado ao público externo.
Espaço sensorial: onde os visitantes terão uma experiência única e imersiva a partir de projeções de vídeos e sons impactantes.
Estúdio para gravações de entrevistas e lives. O ambiente tem capacidade para até quatro participantes e é equipado com controle de áudio e vídeo, revestimento acústico, microfones e câmeras de última geração. O material produzido pode ser transmitido em tempo real, via internet.
Feira de produtos artesanais e tradicionais montada no ambiente externo, para venda de produtos regionais.
Programação da quinta-feira (15).
Programação da sexta-feira (16).
Programação do sábado (17).
Carreta “Agro pelo Brasil” já está preparada para receber o público Itaipu Rural Show (Imagem divulgação CNA).
Veja também
Fiesc reúne Sindicatos patronais da indústria em Pinhalzinho18/Set/202418/09/24há 10 meses Quarta-feira, 18 de Setembro de 202418/09/2024A primeira fase da reunião consistiu em visita guiada ao canteiro da nova unidade do SENAI em Pinhalzinho que se encontra em obras, com previsão de ser inaugurada em janeiro do próximo ano....
“Nossa principal preocupação é sobreviver à crise”25/Mar/202025/03/20há 5 anos Quarta-feira, 25 de Março de 202025/03/2020Clóvis Afonso Spohr – presidente da Câmara de dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL)...