60 equipes da região mostram seus talentos no Torneio de Robótica do SESI-SENAI
Chapecó recebeu mais de 250 entusiastas da robótica
2ª edição do Torneio de Robótica Grande Oeste (TRGO) reúne mais de 250 competidores.
Tecnologia, inovação, integração e ampliação de conhecimentos. Esse foi o sábado dos estudantes da região que participaram da 2ª edição do Torneio de Robótica Grande Oeste (TRGO), promovido pelo SESI-SENAI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A competição pensada para estimular os estudantes e demonstrar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula reuniu mais de 250 jovens entusiastas da robótica e tecnologia.
Ao todo, 60 equipes de 15 municípios da região estiveram presentes no torneio. Entre competidores, professores, técnicos e público, cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento. O coordenador de educação básica da Regional Oeste, Marcio Gonçalves da Rosa, relatou a gratificação com a participação. “Ultrapassamos a expectativa. Na primeira edição tivemos 20 equipes participando e hoje quase 600 pessoas estiveram presentes. Isso nos mostra o quão importante é essa iniciativa para a região e o quanto os estudantes querem fazer parte disso”.
O gerente executivo SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, salientou importância do evento para valorizar as realizações dos alunos. “Vemos crianças e adolescentes com capacidades incríveis de pensar, criar, solucionar. Esse foi o momento em que eles colocaram em prática tudo o que trabalharam nas aulas e transformaram em uma competição saudável, um momento de integração onde puderam comemorar seus feitos e conquistas”. Além de expor os robôs criados pelos alunos, o TRGO também foi marcado pela ação do Eu Voluntário, programa de Responsabilidade Social da FIESC. “Neste ano as inscrições para a competição foram em forma de doação. Para participar as equipes doaram produtos de limpeza e higiene, que serão destinados à Apae Chapecó. Essa ação também é muito importante para incentivar esses jovens ao voluntariado, a fazer o bem”, ressaltou Jardel.
Esse torneio integra o compromisso do SESI-SENAI com a educação de qualidade e a formação de profissionais preparados para os desafios do século 21. Dessa forma os alunos são incentivados a conhecerem as áreas de STEAM e MAKER, como explicou a supervisora de educação continuada Maker da Regional Oeste, Ísis dos Anjos. “Mostramos aos estudantes as possibilidades das áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, e também como isso é aplicado na prática. Esse conceito MAKER, de aprender fazendo, permite com que os alunos se identifiquem com a robótica e, muitas vezes, descubram um grande talento”.
Durante a abertura do evento estiveram presentes o representante dos sindicatos patronais da Vice-presidência Regional Oeste e presidente do Simec, Nei Roberto Hermes, o diretor executivo do Pollen Parque Científico e Tecnológico, Rodrigo Barichello, a business leader de educação continuada Maker SESI-SENAI/SC, Estela de Sá e representando a ACATE e DEATC, além dos patrocinadores do evento, Marcio Muxfeldt. A administração municipal e a Câmara de Vereadores, também participaram com a presença do professor da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó (SEDUC), Marco Antônio Vieira, e da vereadora Elisiani Sanches.
Além de incentivar estudantes de 8 a 17 anos a desenvolverem habilidades de lógica, pensamento crítico e ágil, bem como promover a integração entre escolas, o TRGO também representa um avanço para a região quanto a participação de jovens nas áreas tecnológicas. Nei Roberto Hermes, revelou a satisfação de presenciar o evento. “É muito gratificante como representante dos sindicatos patronais ver esses jovens dispostos a aceitar um desafio para criar, planejar, trabalhar em equipe e também desenvolver algo, achar uma solução do zero. Assim vemos o empenho dos estudantes, professores e instrutores do SESI e SENAI na transmissão de conhecimento e envolvimento com a tecnologia”.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além de incentivar o voluntariado por meio das doações de mais de 800 produtos de higiene e limpeza que foram destinados à Apae de Chapecó, a segunda edição do TRGO contou com uma consultoria de sustentabilidade, Lixo Zero, pensando no aspecto dos objetivos do desenvolvimento sustentável. “Temos uma certificação de lixo zero, então todos os resíduos recicláveis que foram gerados no evento vão ser destinados adequadamente para a reciclagem, contribuindo para as cooperativas de catadores locais. Também, os resíduos orgânicos vão ser destinados para compostagem interna ao invés de serem enviados para aterro, reduzindo os impactos de emissão de gases de efeito estufa e também emissão de lixo e microplásticos no ambiente”, explicou Marcio Gonçalves da Rosa.
RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
A 2ª edição do Torneio de Robótica Grande Oeste (TRGO) foi dividida em quatro modalidades. Confira os vencedores:
Modalidade Sumô Cliff Hanger:
1° Lugar: Legacy - SESI/SENAI São Miguel do Oeste
2° Lugar: Credobots - EEB Tancredo Neves Chapecó
3° Lugar: West Sharks Future - SESI/SENAI Chapecó
Modalidade Corrida Maluca:
1° lugar: Dragobots 2.0 Rapidinho - SESI/SENAI São Miguel do Oeste
Ipuaçu adere ao Programa Cidade Empreendedora31/Jul/202031/07/20há 4 anos Sexta-feira, 31 de Julho de 202031/07/2020Para promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento, o município de Ipuaçu, no oeste catarinense, aderiu ao Programa Cidade Empreendedora – Basic. A......