Autoridades, empresários rurais e lideranças do agronegócio estarão reunidas nesta quinta-feira (16 de outubro), a partir das 19 horas, no restaurante da Casa do Criador de Suíno, localizado dentro do Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Efapi), para a terceira edição do JANTAR DO AGRO. A programação consistirá de homenagens, palestra e jantar de confraternização. O evento será prestigiado pelas principais entidades catarinenses do agronegócio.
O evento ocorre dentro da programação da EFAPI DO BRASIL que acontece no período de 10 a 19 de outubro. A iniciativa é do Sindicato dos Produtores Ruraisl de Chapecó, reunirá uma centena de autoridades e produtores e tem o apoio da Faesc, Senar, Cooperalfa, Sicredi, Sebrae/SC e Secretaria da Agricultura e Pecuária de SC.
Na oportunidade serão homenageadas três lideranças do agronegócio: o empresário rural Wilson Locatelli, o presidente do Sindicato Rural de Abelardo Luz Fabrício Stefani e a conselheira fiscal do Sindicato Rural de Chapecó Terezinha Trombetta. Na sequência, o presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, irá palestrar sobre “Cooperativismo financeiro e Agronegócio”.
O presidente do Sindicato Rural de Chapecó e vice-presidente regional da FAESC Luiz Carlos Travi pretende realizar periodicamente o JANTAR DO AGRO, sempre reunindo lideranças rurais, produtores e as entidades de defesa e representação do agronegócio de Santa Catarina e do Brasil.
HOMENAGEADOS
O produtor rural WILSON LOCATELI tem 84 anos de idade, é filho de José Locateli e Maria Lago. Nasceu em Linha Passarinhos, município de Palmitos, foi primeiro menino entre nove irmãos. Na juventude foi exímio jogador de futebol ao lado do irmão Wilmar. Trabalhou na barca do Rio Uruguai, que fazia a travessia entre Iraí e Palmitos. Nos anos 1970 atuou no setor de transporte rodoviário, transportando cargas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1975, Wilson comprou a primeira granja em Cunha Porã, iniciando uma nova etapa de sua vida como produtor rural. Depois, expandiu suas atividades para Chapecó, Xaxim, Águas de Chapecó e Alpestre, dedicando-se à produção de grãos e à engorda de gado. Em 1994, mudou-se com a família para Chapecó, onde se estabeleceu defensivamente. É casado com Neli Judith, tem três filhos e oito netos.
FABRÍCIO STEFANI é natural de Abelardo Luz (SC), casado com Tatiane Tasca Stefani e pai de Gustavo e Gabriel. É formado em Agronomia pela UNOESC Chapecó. Atua como empresário e produtor rural com trajetória marcada pela atuação no setor agropecuário a mais de 30 anos, no cooperativismo e na representação sindical rural.
Como sócio-administrador da empresa Transportes e Comércio Stefani Ltda., fundada em 1986, consolidou sua presença como empreendedor no ramo de transportes, comércio e atividades ligadas ao campo. No agronegócio, exerce papel de liderança contribuindo para a organização de empreendimentos agroindustriais e para o fortalecimento do associativismo rural.
Além de sua atuação institucional, participa ativamente de iniciativas do Sistema Faesc/Senar, representando o setor rural do município em ações de desenvolvimento, capacitação e promoção da agricultura regional. Também esteve presente em homenagens e eventos promovidos pela Câmara Municipal de Abelardo Luz, reforçando seu vínculo com a comunidade local.
Ao longo de sua trajetória, Fabrício Luiz Stefani construiu uma imagem de liderança comprometida com o desenvolvimento agrícola, a valorização do produtor rural e o fortalecimento da cadeia produtiva de sementes de soja em Santa Catarina. É reconhecido como referência no meio agropecuário e como incentivador do trabalho coletivo, que une agricultores em prol do crescimento econômico e social da região.
TEREZINHA DE MARCO TROMBETTA é filha de Ernesto De Marco e Beatriz Bianchi De Marco. Filha mais nova de 10 irmãos, sendo todos empresários fundadores de várias empresas em Chapecó e região sul do país. Casou com Nelson Trombetta em 05 de janeiro de 1967 teve duas filhas: Taisa Trombetta e Mayra Trombetta Favero, No ano de 2015 assumiu a propriedade rural da família Trombetta no município de Guatambu (SC), onde atua na área do agronegócio com plantação de grãos até a atualidade. É sócia do Sindicato Rural de Chapecó desde 2015.
PALESTRANTE
O presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, que palestrará sobre cooperativismo financeiro e agronegócio, atua no setor há mais de 30 anos. ingressou na Sicredi Pioneira RS, a mais antiga Cooperativa de Crédito da América Latina, em 1992, na qual exerceu as funções de caixa, gerente de agência, gerente regional administrativo financeiro e superintendente regional. Na mesma cooperativa, foi eleito, em 2011, para o cargo de presidente do Conselho de Administração, permanecendo no cargo até dezembro/2017. Entre 2018 e 2022 foi vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, assumindo a presidência no início daquele ano, onde permanece até hoje.
Também integra o Conselho de Administração da SicrediPar. Tem Pós-graduação em Gestão de Cooperativas e em Gestão de Serviços e Graduação em Administração de Empresas. É autor do livro “Cooperativismo Financeiro: uma história com propósito” (2022) e, também, co-autor dos livros “Cooperativismo Financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios” (2014) e “O cooperativismo de crédito ontem, hoje e amanhã” (2012).
SERVIÇO
Evento: 3º JANTAR DO AGRO.
Data: 16 de outubro de 2025 (quinta-feira).
Local: Casa do Criador de Suínos, Parque de Exposição Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Efapi), Chapecó.
Horário: 19 horas.