Postado em 01 de Setembro de 2023 às 14h20

FISH EXPO 2023 - Transformando o processamento de pescados com tecnologia 4.0

A Fish Expo 2023 vai reunir empresas de inovação e tecnologias de última geração em produção, gestão e processamento de pescados

Presidente do IFC Brasil, Altemir Gregolin, e a organizadora do IFC Brasil & Fish Expo 2023, Eliana Panty.

O desafio de auxiliar o setor de pescados da América Latina passa por adaptações e muita inteligência para se manterem competitivos na indústria atual. As tecnologias que vieram para revolucionar a qualidade de alimentos impacta em ganhos de produtividade e avanços nunca vistos. É a indústria 4.0 com uso de inteligência artificial e conectividade que resulta em rastreabilidade e eficiência. A tendência de automação e emprego de tecnologias é destaque na Fish Expo 2023 e no V International Fish Congress que será realizado no Maestra Convention Center no Recanto Cataratas Resort em Foz do Iguaçu – Paraná de 19 a 21 de setembro.
O evento, que reúne congresso com especialistas nacionais e internacionais vindos de 12 países, discute e apresenta alternativas sustentáveis para a produção de pescados e vai reunir ainda mais de 130 empresas na feira Fish Expo. Empresas que desenvolvem soluções para mitigação da escassez hídrica e uso de energia, ganhos de produtividade e segurança alimentar.
“A nossa meta para esta quinta edição é bater mais um recorde de público e de expositores”, afirma Altemir Gregolin, Presidente do IFC Brasil e Ex. Ministro da Pesca. A programação conta com mais de 50 conferencistas nacionais e internacionais para tratar de temas relevantes para a cadeia, como tendências de mercado, inteligência artificial na aquicultura, sustentabilidade, crédito, organização da cadeia, gestão e rentabilidade, nutrição, genética, sanidade e biossegurança, entre outros. “Nosso propósito é que o IFC contribua para transformar o Brasil em um grande produtor mundial de pescado”, destaca o Gregolin.
Eliana Panty, Organizadora do IFC Brasil & Fish Expo 2023 destaca que as mais de 130 empresas expositoras da Fish Expo 2023 apresentarão soluções em insumos inovadoras e com tecnologia de ponta como probióticos, antibióticos, hormônio de reversão e ácidos orgânicos para o mercado de pescado, além de vacinas, aditivos e melhoramento genético, além de equipamentos e serviços. “A Fish Expo 2023 vai demonstrar o impacto das tendências de consumo no processamento de pescados, discutir as preferências do novo consumidor que moldam o futuro do setor. A resposta para essa demanda é a adaptação com tecnologias de ponta, automação e práticas sustentáveis de processamento e distribuição” revela Eliana Panty - CEO do IFC Brasil e Fish Expo.
Brasil na ponta
A empresa Aquagermany especializada em aeradores (equipamentos utilizados para garantir a qualidade da água através da oxigenação) vai apresentar sistemas acionados apenas quando necessários, com sondas que mandam informações e acionam os aeradores. “Estaremos mostrando nossas soluções de manejo que vão dar um upgrade na rotina do produtor, fazendo a produção aumentar, reduzindo mortalidades e perdas. O nosso queridinho do momento é o sistema de monitoramento e acionamento via sonda que está trazendo uma economia de energia e aumento de produtividade” destacou Maycon Agostini – MKT da Aquagermany.
Um dos lançamentos da Fish Expo 2023 é a BTJ Lab que vai apresentar um projeto inovador que promete revolucionar o mercado da tilápia. Será um centro de pesquisa à campo na área da tilápia, oferecendo experimentos na área da nutrição, manejo e genética. O objetivo da empresa é se tornar fonte de conhecimento para que o setor possa avançar cada vez mais. “Através de pesquisa, a BTJ Lab descobre novas técnicas, práticas e tecnologias que possam otimizar a produção. Os clientes interessados no nosso serviço podem esperar transparência total, qualidade e excelência. Isso significa que que todos os experimentos e pesquisas realizados serão conduzidos com rigor científico e os clientes terão informações claras e precisas sobre os processos e resultados. Queremos dar a oportunidade para as empresas revelarem o potencial dos seus produtos” revela Thiago Torquato Junqueira Franco – Socio Administrador da BTJ.
Pool de inovação
Tecnologias reunidas da Fish Expo que oferecem softwares de controle de processos em tempo real baseado em dados e insights, além de rastreabilidade de ponta a ponta. “Estamos transformando o processamento de alimentos por meio de soluções conectadas e inovadoras que se comunicam e colaboram para melhorar seu rendimento, produtividade e sustentabilidade em todo o processo” destaca Christian Jensen - Diretor Regional de Vendas da Marel.
A Marel oferece equipamentos de processamento de pescados para processadores de todos os tamanhos e diferentes espécies, desde máquinas avançadas individuais até soluções integradas com comunicação máquina-a-máquina para conectividade perfeita. A empresa islandesa é patrocinadora do IFC Brasil desde a primeira edição da Fish Expo, sempre apresentando inovações para a indústria de processamento.
No estande da empresa a Marel vai apresentar soluções como o Compact GraderFilleXiaStreamLineSensorX e TargetBatcher , personalizadas para atender às necessidades e demandas específicas dos clientes da América Latina, oferecendo excelente desempenho e eficiência no processamento de pescados.“Nosso software fornece controle de processo em tempo real baseado em dados e insights, além de rastreabilidade de ponta a ponta e eficiência de produção, melhorando o desempenho e a produtividade da sua linha”, finaliza.
Sobre o IFC Brasil
Correalizado pela Fundep e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), O IFC Brasil 2023 tem o patrocínio do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Itaipu Binacional; Ministério da Pesca e Aquicultura; Copel (Companhia Paranaense de Energia; Fomento Paraná; BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul) e OCEPAR (Organização da Cooperativas do Paraná). O evento é realizado com o apoio da APEX , MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão); CAMARÃO BR (Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão); Unila (Universidade Federal da Integração) e UFPR (Universidade Federal do Paraná.
Inscrições no site www.ifcbrasil.com.br

Veja também

Café rural é o novo atrativo gastronômico de Caxambu do Sul 09/08/22 Polenta brustolada, queijo e salame colonial, pão com fermento caseiro, pão de cenoura, café passado com leite fresco, ricota, manteiga, geleia de frutas, mel, bolo de nozes, rocambole, bolachas caseiras, waffer, chá de ervas, suco......

Voltar para (Blog)