Postado em 11 de Novembro de 2022 às 18h07

28º Integracoop encerra neste sábado com mais de 2 mil cooperativistas em Chapecó

Unindo esporte e cooperativismo, 28º Integracoop começou nesta sexta-feira (11) e vai até sábado com disputas em 19 modalidades

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Com o tema “Gerando Conexões”, começou nesta sexta-feira (11) o 28º Integracoop, o maior encontro do Cooperativismo Catarinense, coordenado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) e organizado pela Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa). A solenidade de abertura, realizada na tarde desta sexta, no parque de exposições da Efapi, deu as boas-vindas a cerca de 2 mil cooperativistas de todo o estado com desfile das delegações inscritas, shows de música e dança.
O pianista Rodrigo Sóltton, de Bento Gonçalves, recepcionou o público com um repertório animado. Na sequência, o grupo de bailarinos Sou Arte interagiu com a plateia e conduziu um espetáculo misturando dança e performance. A Cooperalfa foi especialmente homenageada com a exibição de um vídeo institucional em comemoração aos seus 55 anos.
Os presidentes das cooperativas, coordenadores das delegações e autoridades foram recepcionados pelo presidente da Cooperalfa Romeo Bet, presidente da Ocesc Luiz Vicente Suzin, diretor da Ocesc Neivo Panho, e presidente da Associação Atlética e Recreativa Alfa (AARA) e coordenador da comissão organizadora do evento, Jorge Brock.
Bet agradeceu a todos os envolvidos na preparação do Integracoop e destacou que os propósitos de harmonia, união e cooperação devem conduzir esses dois dias do evento. Ele afirmou, também, que o sistema cooperativista de Santa Catarina e do Brasil é importante para a economia e fundamental para o desenvolvimento humano, econômico e social. “Poder reunir todas as cooperativas em um encontro é um momento de muita emoção. Tenho certeza que o sistema cooperativo haverá de ser ainda mais forte, valorizando as particularidades e anseios de cada cooperativa. Temos que respeitar cada vez mais aqueles que valorizam principalmente o quadro social, que é a razão maior de estarmos aqui”.
 Suzin ressaltou a importância do evento para reforçar o potencial e a integração do cooperativismo catarinense. “São dois dias para festejar o cooperativismo em Santa Catarina, que tanto se destaca no Brasil. Temos 3,5 milhões de associados em nosso estado e eventos como esse só vem para somar e demonstrar o quanto somos unidos”.
O coordenador da comissão organizadora do Integracoop, Jorge Brock, afirmou que o evento começou a ser organizado e planejado há mais de um ano e contou com o apoio de muitas pessoas. “Esse encontro é mágico e importante para congratular o cooperativismo catarinense, para integração e relacionamento das cooperativas de todo estado”, salientou.
SOLENIDADE
Durante a solenidade, a Cooperalfa prestou uma homenagem ao Grupo Sou Arte com um quadro. E destacou que a equipe de artistas reuniu, somente neste ano, mais de 11 mil pessoas em dez espetáculos que integraram as ações do projeto Cooperação em Família.
Para compor as apresentações culturais, o atleta paralímpico e bailarino Marcos de Assis, da Apae Chapecó, deixou uma lição de superação com a coreografia da música “Pra ser feliz”.
O ex-atleta Arodivaldo Paludo, que foi por muitos anos professor de educação física em Chapecó e técnico esportivo de diferentes modalidades, encerrou o cerimonial com o acendimento da pira, o fogo olímpico do Integracoop 2022.
DISPUTAS
O Integracoop conta com disputas nas modalidades de atletismo, bocha rolada, boliche, canastra, dominó, futebol suíço, futevôlei, futsal, futebol dos presidentes, general, jogos cooperativos (cooperativismo em conexão), sinuca, tênis de mesa e de quadra, tiro esportivo, truco, voleibol (quadra), vôlei de areia e xadrez. As competições são abertas para o público prestigiar, e não somente cooperativistas, como toda a população está convidada para assistir as disputas.
A pesquisadora e atleta da equipe de vôlei de quadra da Aurora, Karem Muraro, já está em sua 5ª edição do Integracoop e espera levar a medalha de ouro para casa. “É um evento que nos permite interagir, aprender e ainda nos divertir”, afirmou.
LOCAIS DE DISPUTA:
  • O Complexo Verdão é palco do atletismo.
  • Na AARA (Associação dos Funcionários da Cooperativa Agroindustrial Alfa) são disputadas a bocha feminina e masculina em trios, vôlei de quadra feminino, o futebol suíço livre, o futebol dos presidentes, vôlei de areia masculino e feminino em duplas, futevôlei em dupla masculino e os jogos cooperativos inspirados pelo tema “Cooperativismo em Conexão”.
  • O Strike Boliche Bar é o local do boliche feminino e masculino, além da sinuca em duplas livre.
  • A AABB abriga os jogos do futsal feminino e também sediará o tênis de quadra individual masculino.
  • Os embates do tênis de mesa masculino e feminino ocorrem no Centro Ivo Silveira.
  • O campus da UNOESC está aberto para os jogos de futebol suíço máster (35 anos), vôlei de quadra feminino, truco em duplas livre, xadrez individual livre, canastra em duplas livre, general caneco (individual) livre e dominó em duplas livre.
  • O tiro esportivo é disputado no Clube Armeria.
  • No Ginásio Marista – GFM (Toca da Coruja) são disputadas as partidas de vôlei de quadra masculino.

Veja também

Sebrae analisa potenciais regionais12/11/20 Diagnosticar as potenciais Indicações Geográficas (IGs) ou Marcas Coletivas (MCs) brasileiras é o objetivo do Sebrae Nacional por meio de avaliações presenciais e virtuais em todo o território brasileiro. Em......
Jejum e contaminações de aves são temas de palestra do 23º SBSA 27/03/23 Médico veterinário Eder Barbon abordará o assunto no dia 5 de abril, às 10h30, durante o Simpósio Brasil Sul de Avicultura, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC)...

Voltar para (Blog)