Postado em 17 de Agosto de 2022 às 13h44

14º SBSS: Gestão da informação é aliada da produtividade

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
A eficiência e lucratividade na suinocultura passam por um processo eficiente de gestão através da informação. Por isso, o controle e análise de dados devem ocupar papel central na tomada de decisões. O assunto integrou a programação do segundo dia do 14º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS), nesta quarta-feira (17).O evento acontece em formato híbrido, tanto virtual, como presencial, no Parque Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó (SC).
            De acordo com o médico veterinário Iuri Pinheiro Machado a suinocultura passou por uma das crises mais prolongadas e profundas, mas que trouxe aprendizados em relação à gestão. Em sua palestra, ele divulgou dados estatísticos da crise no setor e falou sobre o que é possível fazer nas granjas em termos de otimização de custos, manutenção e produtividade. Apresentou aos congressistas como trabalhar esses índices em diferentes cenários, trazendo simulações, principalmente na questão da alimentação dos animais, que hoje representa em torno de 80% dos custos.
Ele alertou para o uso inteligente dos insumos e os riscos da redução de custos com nutrição na creche, destacando que os prejuízos podem ser maiores se decisões erradas forem tomadas. "Excetuando-se situações onde há desperdício de recursos e insumos, dificilmente se corta custos sem comprometer os índices zootécnicos. É preciso ter muita atenção ao mexer arbitrariamente para reduzir custos na reprodução ou na creche, por exemplo, pois qualquer redução ali pode comprometer índices de desempenho e saúde no rebanho”.
Iuri ainda destacou os processos que levam a uma maior produtividade na granja e que são importantíssimos para reduzir os prejuízos num momento de crise. “As crises na suinocultura são cíclicas e inevitáveis, mas é possível mitigar seu impacto. Gestão é a palavra-chave. Antes da crise temos que reservar parte das sobras, ser assertivos na compra de insumos e buscar maior eficiência sempre. Durante a crise, é preciso fazer um controle rigoroso de custos, simular cenários, considerar a possibilidade de reduzir peso e combater o desperdício”.
 Para concluir, afirmou que é necessário conhecer bem os índices zootécnicos, fazendo simulações sobre o cenário presente e futuro. As decisões têm que ser tomadas de forma multidisciplinar, envolvendo todo mundo, desde o produtor ao nutricionista. “São questões essenciais para que num momento de crise, e até para prevenir outras crises, o produtor possa trabalhar com uma gestão estratégica, especialmente na compra de insumos, mantendo a produtividade e a excelência nos processos”.
Na segunda palestra do painel gestão de informação, o médico veterinário Daniel Linhares destacou a tomada de decisão baseada em dados, abordando experiências norte-americanas na análise de informações em banco de dados de diagnósticos na suinocultura.
            “Trouxemos o panorama geral de dois projetos realizados nos Estados Unidos que, basicamente, coletam informações disponíveis em laboratórios de diagnósticos e em empresas de produção veterinária que têm várias informações já coletadas e disponíveis, mas raramente fazem uso desses dados. E o objetivo é usar essas informações para detectar como as enfermidades chegam aos animais e se espalham.”
            A metodologia apresentada por Daniel consiste em agregar dados de diagnósticos de diferentes laboratórios, para revelar aspectos da macro epidemiologia da atividade de patógenos que permitirão identificar com precisão as doenças ao longo do tempo, regiões acometidas e fases de produção.
            A intenção é descobrir o que está fora de padrão e quanto mais dados forem obtidos, mais cedo será possível detectar e responder aos desafios de sanidade. “A gente não somente captura essas informações, mas sentamos com conselheiros, todos especialistas no setor, para dar contexto a esses dados, e reportamos isso de volta para que a suinocultura use essas informações com inteligência na busca por soluções para as doenças já existentes e adote medidas de prevenção”, finalizou.
 
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA DO 14º SIMPÓSIO BRASIL SUL DE SUINOCULTURA
 
17 DE AGOSTO DE 2022 – QUARTA-FEIRA
 
 
PAINEL SANIDADE (JURIJ SOBESTIANSKY)
 
14h às 14h40 – Peste Suína Africana: como está o cenário mundial atual?
Palestrante: Leandro Hackenhaar
 
14h45 às 16h – Mesa Redonda: Agentes respiratórios? Estamos dando a real importância aos diagnósticos?
Palestrantes: Danielle Gava, David Barcellos e Karine Takeuti
Moderador: Geraldo Alberton
 
16h às 16h20 – Intervalo
 
16h20 às 17h – Estratégias de diagnóstico e controle de meningite estreptocócica: como enfrentar este agente e sua diversidade antigênica?
Palestrante: Rafael Frandoloso
 
17h05 às 17h45 – Resistência bacteriana: uma pandemia silenciosa!
Palestrante: Jalusa Deon Kich
 
17h45 às 18h05 – Questionamentos
 
18h15 às 19h15 – Evento Paralelo Zoetis
 
19h15 – Happy Hour na PIG FAIR
 
 
18 AGOSTO DE 2022 – QUINTA-FEIRA
 
PAINEL NUTRIÇÃO E REPRODUÇÃO
 
8h às 8h40 – Efeito da matéria-prima no desempenho e saúde intestinal dos suínos
Palestrante: Gabriel Cipriano Rocha
 
8h45 às 9h25 - Imunonutrição: como manejar a imunidade através da nutrição
Palestrante: Breno Castelo Beirão
 
9h25 às 9h45 – Questionamentos
 
9h45 às 10h05 – Intervalo
 
10h05 às 10h45 – Perdas reprodutivas na produção de suínos: diagnóstico situacional e alternativas de correção
Palestrante: Rafael Ulguim
 
10h50 à 11h30 – Prolapsos uterinos: fatores predisponentes e abordagem para o controle
Palestrante: Augusto Heck
 
11h30 às 11h50 – Questionamentos
 
12h – Sorteios e encerramento

Veja também

Rota do milho: solução a caminho28/06/19 Por José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Conselho de Administração do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...
Senar promove encontros de formação técnica na região Sul11/05/23 O workshop, realizado em Florianópolis/SC, faz parte de uma série de encontros promovido pela Diretoria de Inovação e Conhecimento (DIC) do Senar em todas as regiões do Brasil  ...

Voltar para (Blog)